241 pessoas já foram vacinadas em Santa Cruz

Fotos: Divulgação/PMSC

No município de Santa Cruz, os números de vacinados chega a marca de 241 pessoas. Nesta primeira etapa são os trabalhadores da saúde envolvidos na atenção direta ao paciente suspeito/confirmado de COVID-19.

O sistema RN Mais Vacina já começa a incluir os dados de Santa Cruz, mas apenas 235 foram computados até o momento. A Coordenadora da Atenção Básica de Santa Cruz, Mayhara Mirna, explicou que a demora para inclusão foi em virtude de uma liberação pela SESAP.

“Estaremos inserindo os dados durante o final de semana, porque não estava liberado para ser usado ainda. Os cadastros necessitavam de liberações e foi concluído ontem (21)”, explicou.

Foto: Divulgação/PMSC

Com os 241 vacinados, Santa Cruz já tem 56% do total de pessoas previstas para essa primeira etapa. O município tem 860 doses no planejamento, sendo 430 pessoas neste momento, pois a recomendação é de duas doses para eficácia do imunizante.

As pessoas que receberam uma dose nesta etapa já tem a garantia da segunda, pois o outro lote está armazenado na Unicat, em Natal.

No mapa do RN Mais Vacina, Santa Cruz vacinou 0,59% da população.

RN MAIS VACINA

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Sesap, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, desenvolveu o RN Mais Vacina, que monitora o processo de vacinação contra a Covid-19 no estado. O sistema registra a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que feita pelas secretarias municipais de saúde.

Não é obrigatório realizar o autocadastro, mas de toda forma será efetuado na unidade de saúde em que ocorrer a vacinação. Esse procedimento também também ajuda no cruzamento de dados que identifica incidentes e gera alertas e relatórios centrados na experiência do cidadão e do profissional de saúde.

Os pacientes que se enquadram no grupo de risco já podem realizar o autocadastro no RN Mais Vacina, basta acessar: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/. O cadastro é autoexplicativo, mas quem tiver dificuldade para realiza-lo poderá fazer na hora de tomar a vacina na própria unidade de saúde.