Advogada Yara Gurgel confirma candidatura ao TRT/RN

A advogada Yara Gurgel vai entrar na disputa da vaga do quinto constitucional para o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN). Ela confirmou a postulação em entrevista ao programa Band Entrevista, na Band Natal, nesta segunda-feira (18). Além de anunciar sua candidatura, fez uma firme defesa da manutenção da Justiça Trabalhista. “Sou casada em regime de comunhão total com a Justiça do Trabalho há muito tempo”, brincou ela, evocando a sua trajetória profissional ligada ao segmento.

Detentora de vasto currículo na área jurídica (é mestre e doutora em Direito do Trabalho) e também professora do curso de Direito da UFRN, a advogada Yara Gurgel criticou a ideia de extinção da Justiça Trabalhista. Ela disse não acreditar que a proposta, defendida por algumas pessoas, inclusive pelo presidente Jair Bolsonaro, seja implementada. “A Justiça do Trabalho é a que mais concilia, a que tem o maior índice de produtividade, a que mais arrecada proporcionalmente e a que mais implementa direitos fundamentais e sociais no Brasil. Então, não tem cabimento destruí-la. Não vai acontecer”, afirmou.

Yara Gurgel destacou ainda ser um mito a tese de que a Justiça Trabalhista existe apenas no Brasil. “Na Europa, praticamente todos os países têm uma ramificação especializada do Judiciário para tratar das relações trabalhistas, inclusive a Alemanha, uma das nações mais desenvolvidas do mundo”, apontou ela.

A advogada também abordou a reforma trabalhista durante a entrevista. Na visão dela, há pontos positivos, mas os negativos são maioria, começando pela possibilidade de que os termos de acordos trabalhistas se sobreponham aos que estão determinados pela legislação. “É uma medida que pode prejudicar a imensa maioria dos trabalhadores brasileiros, que recebe até dois salários mínimos e não tem tanto poder de barganha”, explicou ela, acrescentando que a reforma deveria ter sido melhor debatida com a sociedade.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSindsaúde/RN oficializa posse da nova diretoria estadual
Artigo seguinteMEC reconhece Curso de Psicologia da UnP Mossoró com conceito 4
Wallace Maxsuel de Azevedo, 29 anos, graduado em Jornalismo pela Universidade Potiguar (UnP), atua na comunicação desde 2006. Além dos veículos de imprensa também foi diretor de órgãos públicos e Secretário Municipal. Integrante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Santa Cruz, e membro dedicado da comunicação Católica no RN. Criou o Blog do Wallace em junho de 2009, possibilitando para a região do Trairi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Fotógrafo amador, flamenguista e casado.