CAERN vai parar adutora Monsenhor expedito em plena estiagem no Trairi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) decidiu fazer paradas programadas na Adutora Monsenhor Expedito entre os dias 23 e 26 de novembro, isso em plena estiagem no interior do estado, e somando a várias interrupções no abastecimento de Santa Cruz.

As adequações, de acordo com a CAERN, é para ajuste ao mercado livre de energia nos municípios das regiões Agreste, Seridó e Oeste. A primeira parada será nas estações de bombeamento 1 e 2 da Adutora Monsenhor Expedito, localizadas respectivamente em Nísia Floresta e Monte Alegre. A duração da execução do serviço de adequação da medição será de aproximadamente 12 horas, começando às 6h e indo até as 18h. Com a retomada do sistema, após a conclusão, em até 48 horas o abastecimento estará completamente normalizado.

Serão afetadas todas as 30 cidades abastecidas pela Adutora Monsenhor Expedito: Rui Barbosa, São Pedro, São Tomé, São Paulo do Potengi, Japi, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, São José de Campestre, Serrinha, Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Barcelona, Bom Jesus, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Tangará, Santa Cruz, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Lagoa D`anta, Monte Alegre, Ielmo Marinho, Santa Maria, Senador Eloi de Souza e Campo Redondo.

Na quarta-feira (25), será a vez adequação da medição das estações de bombeamento 3 e 4 da Adutora Serra de Santana, as duas em Florânia. O tempo máximo de duração e horário de execução são os mesmos – com início às 6h e término às 18h. Nessa parada, serão afetados Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova, Bodó e comunidades da Conisa.

No último dia do cronograma, 26 (quinta-feira), serão feitas as adequações da medição na estação de bombeamento 1 da Adutora Manoel Torres, em Jardim de Piranhas, e na estação de bombeamento 1 da Adutora Médio Oeste, em Jucurutu. No caso da Adutora Manoel Torres, não haverá interrupção no abastecimento, porque a Caern vai utilizar o sistema do Açude Itans para funcionar no período com a mesma vazão da Manoel Torres.

Quanto à Adutora Médio Oeste, os municípios de Janduís e Patu terão um dia a menos de abaste cimento no sistema de rodízio que distribui água de quinta a domingo, justamente a quinta-feira, dia de execução do serviço. O fornecimento será retomado no mesmo dia, no final da tarde, com a conclusão da adequação da medição.

CRONOGRAMA – 23 A 26 DE NOVEMBRO

Dia 23: EB1 e EB2 Monsenhor Expedito (Nísia Floresta e Monte Alegre) – adequação da medição (06h às 18h).

Dia 25: EB3 e EB4 da Adutora Serra de Santana (Florânia) – adequação da medição – (06h às 18h).

Dia 26: EB1 Adutora Manoel Torres (Jardim de Piranhas) e EB1 Adutora Médio Oeste (Jucurutu) – adequação da medição – (06h às 18h).