Cine Fest RN desembarca em Pipa neste fim de semana

Mostra acontece entre sexta e domingo com 11 filmes potiguares

A última etapa das mostras itinerantes do Cine Fest RN, o festival de cinema do Rio Grande do Norte, acontece neste fim de semana na praia de Pipa, no Litoral Sul do Estado. Um telão será montado na Pracinha do Pescador, na rua principal, com exibição gratuita de filmes potiguares sempre a partir das 18h. Serão 11 filmes, sendo oito curtas-metragens e três longas-metragens, divididos entre os três dias da mostra (ver programação abaixo), na sexta, sábado e domingo. A classificação indicativa é de 16 anos para muitos deles.

“Cumprimos o sonho de exibir filmes potiguares na telona do cinema em Natal. Agora adentramos outra importante etapa do festival que é levar o cinema para perto da comunidade. Audiovisual potiguar a céu aberto para todos assistirem e para o turista reconhecer a qualidade do nosso cinema”, ressaltou o cineasta Edson Soares, realizador do festival ao lado do Governo do Estado por meio da secretaria estadual de Turismo, com patrocínio do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial. Para esta mostra, o Cine Fest RN conta com o apoio da Prefeitura de Tibau do Sul.

Dos três filmes longas-metragens exibidos na mostra, um deles é carioca e entre os outros dois, um foi filmado no ano passado em locações da própria praia de Pipa. É o ‘Lua de Fogo’, drama dirigido pelo cineasta natalense e poeta Walfran Guedes, hoje residente em Tibau do Sul. O filme conta uma história de três homens fugidos da seca que chegam ao litoral de Pipa em busca de uma nova vida. O filme tem classificação de 16 anos e duração de 1h16. No elenco, o próprio Walfran, Jildene Tenório e Rafa Santos, e outros, todos nativos da praia.

MOSTRA COMPETITIVA

Na próxima terça-feira (24) acontece a abertura oficial do Cine Fest RN com exibição do longa-metragem Nova Amsterdam, que reconta a história da invasão holandesa no Rio Grande do Norte. A solenidade de abertura começa às 20h no Cinemark do Midway e o filme será exibido às 20h30. Ingressos serão distribuídos gratuitamente no dia, das 16h às 20h, no espaço de exposições Cine Fest RN, onde está montada a exposição fotográfica e de equipamentos antigos de cinema, também no 3º piso do shopping. Entre os dias 25 e 28 serão exibidos filmes gratuitos a partir das 19h. E dia 29, na noite de encerramento, o longa Cinema Novo, às 20h30.

FILMES DA MOSTRA DO CINE FEST RN – PIPA

SEXTA-FEIRA (20)

CURTAS POTIGUARES

O DIA DA SANTA

Direção: Cassio Hazin

Ficção, drama, 20 min, RN, 2017, 16 anos, colorido.

Elenco: Alex Benigno e Kédma Silva.

Sinopse: Uma fazenda, um fazendeiro. Casos de pedofilia.

(IN) SUSTENTÁVEL

Direção: Seo Cruz/Júlio Castro.

Híbrido (documentário + ficção), 12min, 2018, RN, Livre, colorido.

Elenco: Kaony Venâncio e Dênia Cruz.

Sinopse: Uma equipe de TV investiga o desabamento do calçadão da praia de Ponta Negra.

LONGA METRAGEM

PORTARIA 243

Direção: Pablo Loureiros

Ficção, drama, 75 min, 2017, RJ, 16 anos, colorido.

Elenco: Renan Monteiro, Julia Fajardo e Edson Branco.

Sinopse: Paulo é um porteiro que sonha em ser cantor. Com a chegada de um novo morador, o astro pop Caio Porto, Paulo vê a possibilidade do seu sonho se tornar realidade. Porém, o assassinato da síndica do prédio muda tudo, tornando Paulo um dos suspeitos.

Filme inédito.

SÁBADO (21)

CURTAS POTIGUARES

EM TORNO DO SOL

Direção: Júlio Castro e Vlamir Cruz.

Ficção, Sci-fi, 12 min, 2017, RN, Livre, P&b.

Elenco: Adriano Azambuja

Sinopse: O Sol está com suas atividades mais intensas. A energia elétrica é precária. O Senhor X busca possibilidades neste novo mundo árido.

UM TERÇO DE MIM

Direção: Sihan Félix.

Ficção, Drama, 10 min, 2017, RN, 14 anos, colorido.

Elenco: Rosa Félix.

Sinopse: Após planejar seu suicídio, uma mulher senta à mesa para se confrontar.

O DIA DA SANTA

Direção: Cassio Hazin

Ficção, drama, 20 min, RN, 2017, 16 anos, DCP.

Elenco: Alex Benigno e Kédma Silva.

Sinopse: Uma fazenda, um fazendeiro. Casos de pedofilia.

LONGA METRAGEM

LUA DE FOGO

Direção: Walfran Guedes.

Ficção, drama, 76 min, RN, 2017, 16 anos, colorido.

Elenco: Jildene Tenório e Rafa Santos.

Sinopse: Uma história dramática que se passa na paradisíaca Praia de Pipa (Tibau do Sul). Três homens fugindo da seca chegam ao litoral em busca de uma nova vida. Até que um deles conhece “a mais linda morena” que os olhos dele já podem contemplar.

DOMINGO (22)

CURTAS POTIGUARES

LUZIA

Direção: Diego Pereira.

Documentário, 6 min, 2018, Natal, RN, Livre, Colorido.

Elenco: Não tem.

Filme inédito. Première no Cine Fest RN.

CATARRO

Direção: Paulo Dumaresq

Documentário, 11 minutos, 2018, RN, Livre, DCP.

Elenco: o artista de rua chamado “Catarro”.

Sinopse: Um morador de rua que, para sobreviver, vende os quadros que pinta e os livros que pega nos sebos do centro da cidade.

Filme inédito. Première no Cine Fest RN.

SEM CULPA, SEM PERDÃO.

Direção: Suerda Morais e Cassio Hazin

Ficção, Drama, 20 min, 2017, RN, 16 anos, DCP.

Elenco: Ana Francisca Oliveira, Camilla Natasha e Gustavo Ferreira.

Sinopse: Um burocrata leva um estilo de vida pessoal confuso, dividido entre sua esposa e uma vida regada de rapazes e subversão, momento em que surgem os primeiros casos de AIDS no país.