Cristiane reconhece atuação de mulheres advogadas em sessão solene

Mulheres advogadas que vêm contribuindo com a carreira jurídica no Rio Grande do Norte foram homenageadas na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas (PPL), em Sessão Solene nesta terça-feira (21). As agraciadas têm trajetória ligada à luta pela equidade, promoção de justiça social e por direitos. É de autoria da parlamentar, a Lei nº 10.410/2018, que fixou em 30 de maio de cada ano o Dia da Mulher Advogada.

“Esse momento de homenagens também é fundamental para gerar reflexões sobre como a mulher advogada é percebida na atualidade e quais são os desafios ainda enfrentados pelo sexo feminino, em várias esferas da carreira jurídica, para o pleno exercício da profissão”, pontuou Cristiane.

“Ainda sofremos os mesmos preconceitos que em outra profissão. A grande maioria ainda ganha menos que os homens, cerca de 25%. Temos muito mais tempo para alcançar postos de comando e ainda sofremos diversos tipos de assédio. Merecemos, sim, essa homenagem”, destacou a advogada Marisa Rodrigues de Almeida Diógenes, que falou em nome das homenageadas.

De acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil, atualmente, o mercado de trabalho do setor é composto em 48% por mulheres, mas a expectativa é que em 2020 esse número seja ultrapassado, havendo mais advogadas que advogados.

As homenageadas foram: a defensora pública, Ana Lúcia Raymundo; a presidente da ABMCJ/RN, Andrea Nogueira; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN, Eliana Filgueira Fernandes; as procuradoras do Estado, Íris de Carvalho Medeiros, Janne Maria de Araújo, Leila Tinoco da Cunha Lima Almeida e Paula Maria Gomes da Silva; a advogada militante dos Direitos Humanos, Joilce Gomes Santana; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN, Lucineide de Mendonça Freire; a vice-presidente da OAB/RN, Marisa Rodrigues de Almeida Diógenes; a advogada Martha Maria Barbosa Varella; e a vice-presidente da ABMCJ/RN, Priscila Coelho da Fonseca Barreto.

O ato em homenagem às mulheres advogadas se soma às ações que a Assembleia Legislativa encampa à frente da questão. O Poder Legislativo tem em funcionamento atualmente a Frente Parlamentar da Mulher, presidida por Cristiane Dantas, que desenvolve ações voltadas para a defesa dos direitos femininos no Rio Grande do Norte.

Fotos: Aline Bezerra e Eduardo Maia.