Fórum Festa de Sant’Ana de Caicó inicia na terça-feira (28)

Com mais de 190 inscritos, o Fórum Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural do Brasil acontece na terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, por meio virtual, a partir das 8h. Quem quiser participar das mesas temáticas ainda pode se inscrever até este domingo, 26, na página do evento. Vão acontecer ainda mostras virtuais, com a ExpoVirtual Devoções do Seridó, realizada pelo Museu do Seridó da UFRN.

O evento é realizado pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da UFRN, por meio do Mestrado em História dos Sertões, do Museu do Seridó, do Departamento de História, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e do Departamento de Letras, em parceria com o Ministério do Turismo, IFRN, Funarte e Referência Comunicação.

A transmissão on-line para os inscritos vai ser realizada no ambiente virtual da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no ambiente Avaproex, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação à Distância da UFRN (Sedis). A população pode acompanhar o evento na página https://festadesantanadecaico.com.br/.

O Fórum foi idealizado para pensar no desenvolvimento da cidade de Caicó e região do Seridó, a partir de discussões sobre o processo de salvaguarda da festa de Sant’Ana, o culto e o festejo dedicada a Sant’Ana, que acontece há pouco mais de 270 anos. Durante a programação, serão realizados três simpósios e cinco mesas temáticas, que farão abordagens sobre patrimônio imaterial, a festa e sua história; moda, arte e design; festa e patrimônio; turismo cultural e novos cenários pós-pandemia.

Na programação cultural acontece, além da ExpoVirtual do Museu do Seridó da UFRN, duas outras mostras virtuais, realizadas em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFRN. São elas: O glamour da Festa de Sant’Ana traduzido nos traços de Design de Moda e A terra de Sant’Ana sob as lentes de uma jovem caicoense. As mostras do IFRN podem ser vistas nesta página, a partir do dia 28.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no Facebook e Instagram do Mestrado História dos Sertões e na página do Fórum. Veja toda a programação da Festa e do Fórum aqui.