Hoje não é feriado!

Foto: Adriano Neto/Drone

Ué, 30 de novembro não é feriado?

Nunca deveria ter sido, pois um erro na organização dos feriados municipais colocaram o dia em que a cidade mudou de nome oficialmente como a data da emancipação.

Em 1976, no centenário da emancipação política, o Prefeito Zé Rocha preparou uma comemoração especial. Anos depois, a cidade regrediu nas contas e comemorava 80, 90 e 100 anos, como pode isso?

Em 2019, o prefeito Ivanildinho Ferreira corrigiu esse erro histórico, e por meio de um projeto de lei de autoria do gabinete civil, com o auxílio de historiadores e pesquisadores da cidade, enviou ao legislativo a correção da data e confirmou as demais já existentes. Antes, vários decretos autorizavam os feriados, agora é lei municipal.

Em 30 de novembro de 1914, Santa Cruz passava a se chamar de Santa Cruz. Nós documentos oficiais tinha o nome Vila do Trairi, nome oficial desde a emancipação em 1876. Em 1914, um ato político marcou apenas a mudança de um nome que todos já conheciam e usavam, Santa Cruz.

Lembre dessa data de hoje como só mais um ponto na história, mas só comemore o aniversário da cidade em 11 de dezembro, data em que ganhamos autonomia territorial e administrativa.

Definitivamente, hoje não é feriado!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPSOL consegue vencer 2º turno em Belém/PA
Artigo seguinteJornalista Zeca Camargo visita o Santuário de Santa Rita
Wallace Maxsuel de Azevedo, 31 anos, graduado em Jornalismo pela Universidade Potiguar (UnP), atua na comunicação desde 2006. Além dos veículos de imprensa também foi diretor de órgãos públicos e Secretário Municipal. Integrante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Santa Cruz, e membro dedicado da comunicação Católica no RN. Criou o Blog do Wallace em junho de 2009, possibilitando para a região do Trairi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Fotógrafo amador, flamenguista e casado.