Interiorização da internet recebe cooperação do governo federal

A população menos favorecida terá acesso à banda larga de baixo custo por meio do programa Internet para Todos, lançado na manhã desta terça-feira, 20, na Escola de Governo do Rio Grande do Norte. Na ocasião, também foi apresentado o projeto Infovia Potiguar, desenvolvido por meio de parceria entre governo estadual e instituições públicas de ensino superior, cujo objetivo é a interiorização da infraestrutura de telecomunicações. A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, participou do evento, que contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

Acompanhado do governador Robinson Faria, o ministro assinou o termo de cooperação para o Infovia Potiguar, que fornece inicialmente 100 Gb/s exclusivos para o RN por meio do acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), para interligação de universidades e centros de pesquisa em alta velocidade. A ideia é atender duas estações – Natal e Mossoró – e estender a rede de fibra ótica para outras sete cidades, em parceria com o Poder Executivo estadual.

O programa Internet para Todos oferecerá internet via satélite para a população e, mediante adesão das prefeituras municipais, beneficiará unidades públicas. Com as duas iniciativas, espera-se levar internet a 100% dos potiguares, tanto em residências quanto em instituições como escolas de Ensino Médio, Fundamental e Técnico, hospitais, delegacias, centros culturais, bibliotecas públicas, praças e redes públicas Wi-Fi.