MEJC inaugura novo sistema de triagem neonatal

O Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), colocou em funcionamento na segunda-feira, 18 de junho, o sistema HERA, um software desenvolvido exclusivamente para os serviços de triagem neonatais. O novo sistema começará a ser utilizado pela Maternidade Januário Cicco (MEJC) a partir da próxima semana.

O software foi criado a partir de uma demanda levantada pela mestranda em Gestão e Inovação em Saúde, Luiza Aline Costa Monteiro, sob a orientação da professora Joseli Brazorotto, da base de pesquisa Audição, Linguagem e Cognição do LAIS.

Sobre a triagem neonatal, a pesquisadora Luiza Aline Monteiro, que também é fonoaudióloga, explica que a detecção precoce de problemas relacionados à audição e à mobilidade de língua podem resultar em melhor qualidade de vida. Com o HERA, será possível concentrar em um mesmo ambiente virtual informações importantes, como os testes da linguinha e da orelhinha, que podem auxiliar no tratamento precoce de problemas fonoaudiológicos.

COMPARTILHAR
Artigo anterior[FOTOS] Arraiá do IESC Jr. renova as tradições culturais para as novas gerações
Artigo seguinteCientec 2018 começa dia 28 no Campus Central
Wallace Maxsuel de Azevedo, 29 anos, graduado em Jornalismo pela Universidade Potiguar (UnP), atua na comunicação desde 2006. Além dos veículos de imprensa também foi diretor de órgãos públicos e Secretário Municipal. Integrante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Santa Cruz, e membro dedicado da comunicação Católica no RN. Criou o Blog do Wallace em junho de 2009, possibilitando para a região do Trairi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Fotógrafo amador, flamenguista e casado.