Mídia, Democracia e Direitos Humanos serão debatidos em seminário da UFRN

O Grupo de Pesquisa Ecomsul (Epstemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação) realiza o 1º Seminário Nacional de Observatórios de Mídia, Democracia e Direitos Humanos, que ocorrerá no Departamento de Comunicação – Decom (ao qual é vinculado) no dia 28 de novembro. O objetivo e exibir a primeira mostra de Mídias e Direitos Humanos do Decom.

O seminário é um evento de extensão vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, além de trazer a Mostra do material midiático observado, também apresentará os resultados do MOM Brasil (Media Ownership Monitor), realizado pelo Coletivo Intervozes e Repórteres sem Fronteiras. Na ocasião também será lançado o Amaru (Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos) e será apresentado resultados do monitoramento das violações aos direitos humanos do programa de tv Patrulha da Cidade (em 2017.2 e anual). O encontro vai expor as experiências dos Observatórios de Mídia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Para o professor Hélcio Pacheco, “o Seminário propõe discutir o poder da mídia que às vezes ultrapassa os limites da lei. Então, a gente traz essa questão para dentro da Universidade, para que as pessoas possam ter uma reflexão acerca da violação dos direitos humanos”, declara.

O evento, que será aberto ao público, laçará o primeiro Observatório de Mídia do Decom, e o MOM Brasil no RN. A ideia é que os trabalhos, monitorias e pesquisas, contribuam com a democratização das informações a respeito de quem são os donos da mídia brasileira (MOM Brasil).

O objetivo é expor trabalhos dos estudantes de comunicação (através da Mostra de Mídia e Direitos Humanos) e promover um diálogo entre os Observatórios de Mídia da UFRN, UFPE e UFES.

Programação:

Dia 28 de novembro
Local: Auditório I – DECOM/UFRN
13h às 22h – Mostra de Mídia e Direitos Humanos
15h – Quem controla a mídia no Brasil? Jonas Valente, MediaOwnership Monitor – MOM Brasil (Intervozes e Repórter Sem Fronteiras);
17h – Lançamento do Amaru – Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos (Grupo de pesquisa ECOMSUL – Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura);
18h30 – Conferências:
1 – Observatórios de Mídia, Democracia e Direitos Humanos – Profº. Dr. Edgard Rebouças (Observatório da Mídia/UFES)
2 – Observatórios de Mídia, Gênero, Classe e Raça – Profª Dra. Ana Veloso (OBMídia/UFPE)

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 27 (também para público externo à UFRN) via e-mail [email protected]). O evento é uma realização do Grupo de pesquisa Ecomsul . Contando com apoio da Adurn, CCHLA (Centro de Ciências Humanas Letras e Artes) e Decom; e tendo por parceiros o Grupo de Pesquisa Eduardo Galeano, a Agência Fotec de Comunicação Experimental Multimídia, Rádio Jamboo, Projeto Tela Livre, e o Projeto de Monitoria Comunicação, Democracia e Direitos Humanos.