O tão cobiçado Zé Francisco

O médico José Francisco Henrique é o sétimo nome da lista de suplência a ser chamado para assumir uma vaga de vereador aberta por cassação. A vaga antes ocupada por Edmilson Silva, o Galo Rural, agora pertence a Zé Francisco, que obteve 286 votos, pelo PSB, e tem 55 anos, natural de Martins, no Rio Grande do Norte.

Zé Francisco chega ao legislativo como um nome de renovação, apesar de ter sido eleito por uma coligação de um grupo político tradicional. Mas trouxe uma mensagem de independência para um cenário polarizado, conseguindo em sua posse reunir situação e oposição no mesmo plenário.

Antes apenas um suplentes, agora é o vereador mais cobiçado da Câmara Municipal, pois seu voto pode ser decisivo em votações que precisam de 2/3 do plenário. Sua ida para a situação manteria o cenário de “surra eleitoral” ocorrido em 2016, mas sua ida para a oposição deixaria um clima de “empate” na casa.

No jogo da política quem tem muitas certezas fica parado no tempo, quem imaginava que com menos de 300 votos alguém seria vereador? Zé Francisco mostra que não precisa de muito para se tornar um peça fundamental no jogo da articulação. Qual será o seu perfil na Câmara? Teremos muitas sessões para descobrir.