Oposição forma uma trinca de vereadores para enfrentar 10 vereadores governistas

A oposição de Santa Cruz saiu ainda menor da disputa eleitoral de 2020, mas conseguiu sobreviver com uma trinca de vereadores que tem experiência e articulação para enfrentar o tsunami de 10 vereadores governistas pelo PSDB e PSB.

A Câmara Municipal salta de 9 para 13 vagas de vereadores, dentro do limite que é permitido na legislação, para um número pequeno de parlamentares, será preciso estudar cada vez mais o regimento interno para manter uma articulação dentro da casa.

Entra Lucicláudio Bezerra, do PCdoB, passou pela Câmara Municipal na legislatura 2009-2012, foi o principal nome da oposição naquele período. Quando ocorreu o rompimento entre Tomba e Péricles, o ex-petista ficou independente em um momento que era exigido tomar partido. Teve uma boa votação, mas seu partido não teve força para atingir o quociente eleitoral daquela eleição. Mudou para o PCdoB e encontrou um novo grupo mais articulado e preparado para as eleições 2020, e assim retorna para a Câmara Municipal após uma pausa de duas legislaturas.

Josemar Bezerra chega para o seu quarto mandado após umas “férias familiar”, quando colocou seu filho João Victor para aprovação da sua base eleitoral. Apesar do desempenho de João Victor na oposição ter sido bom na articulação, não foi possível enfrentar uma eleição tão disputada. O principal nome da comunidade Bonsucesso, sua família soma sete mandatos no legislativo. Sua presença é garantia de muito barulho e longos debates no plenário da Câmara.

Paulo César Beju renova o seu mandato, mesmo não sendo esperada a sua arrancada na reta final da campanha. Perdeu a esposa recentemente, além de ter enfrentado muitas dificuldades políticas, depois de ter sido um dos protagonistas das eleições suplementares de 2019. É um dos poucos representantes do bairro Paraíso a renovar o seu mandato no legislativo. Beju perdeu quase 50% do seu eleitorado em relação a 2016, o que mostra que é preciso pensar urgentemente em sua assessoria e imagem para a nova legislatura.