Pesquisa “rede social”

O Blog do Wallace sondou as postagens dos seus seguidores nas redes sociais para sentir o clima da campanha presidencial. Sem qualquer valor científico, apenas analisando o clima dos internautas para a campanha eleitoral.

O twitter é dominado avassaladoramente pelos eleitores de Bolsonaro, que retuítam com muita frequência. Essa replicação contínua desse conteúdo do candidato sempre o coloca entre os assuntos mais comentados.

No Facebook, o Bolsonaro ainda tem forte presença, mas apresenta rejeição alta das mulheres. Nessa rede social, o Haddad, Lula ou PT são mais citados, fazendo forte oposição à candidatura de Jair Bolsonaro. Ciro Gomes seria o terceiro colocado em citações e publicações, mas com forte presença em conteúdo audiovisual.

No youtube, a maioria dos canais trazem sempre edições que favorecem ao candidato Bolsonaro. Nessa rede, a grande maioria dos “influenciadores” produzem conteúdo que estaria classificado como “direita” ou “extrema direita”.

O instagram seria a rede social com menor presença de conteúdo político, no entanto, o duelo é simplificado em um divisão de grupos petistas e antipetistas, e sendo bem equilibrado.

No WhatsApp o cenário é dividido, mas nota-se a forte oposição que as mulheres e universitários fazem ao líder das pesquisas, o Jair Bolsonaro.

Importante ressaltar que essa visualização de postagens, comentários, vídeos, reações e conteúdo dependem bastante do círculo de amizades e seguidores formados nessas redes. Os seguidores do nosso Blog nas redes sociais são bem diversificados, com postagens para vários candidatos à presidência.

Essa observação é o mesmo que muitos analistas já estão prevendo e comentando, a polarização entre Bolsonaro e o PT, numa definição bem clara entre petismo e antipetismo.