Robinson abre curso de intervenção penitenciária para 51 agentes

O governador Robinson Faria participou nesta segunda-feira, 30, da abertura do I Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC) para 51 agentes e policiais estaduais e federais. Esta é a primeira vez que o curso é realizado no Rio Grande do Norte, uma ação do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

O curso vai preparar pessoal para pronta intervenção nas diversas situações da rotina carcerária no Sistema Penitenciário. Para realizar o curso, se inscreveram 140 agentes do RN e de outros 14 estados do país. Deste total foram selecionados 51, de nove estados: RN, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Alagoas, Bahia e Acre.

O curso tem duração de 18 dias em completa imersão e 200 horas/aula ministradas por instrutores da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE-DF), Grupo de Operações Especiais (GOE-RN), além de instrutores de áreas específicas.

Os participantes do CICRR serão habilitados a atuar diretamente na solução de conflitos no interior dos estabelecimentos prisionais, aplicando procedimentos e técnicas adequadas, dentro da legalidade e do uso diferenciado da força. O curso também vai preparar uma Força Tática com capacidade de atuação em toda a região Nordeste.

A solenidade de abertura do curso aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal, e contou com a presença dos secretários de Segurança Pública, Sheila Freitas, do comandante da Polícia Militar, coronel Osmar Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro Junior, delegado adjunto da diretoria-geral da Polícia Civil, Gustavo Santana, diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, representante do Ministério Público do RN, promotor Vitor Medeiros, Maiquel Mendes, secretário adjunto da Sejuc e Dayme Araújo, coordenador de administração penitenciária da Sejuc.