“Santa Rita de Santa Cruz” é tema de livro lançado pela editora do IFRN

Foto Capa do Livro (Eriwelton Carlos Machado da Paz e Magda Renata Marques Diniz)

Entre os livros que serão lançados pela Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nesta quinta-feira (27), um livro chama atenção por tratar das identidades culturais de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz. A professora Magda Renata Diniz é a autora da obra “(Santa) Rita de Cássia na boca do povo de Santa Cruz/RN: identidades culturais em construção”.

Professora Magda Renata Diniz, autora do livro (Santa) Rita de Cássia na boca do povo de Santa Cruz/RN: identidades culturais em construção.

Magda Diniz foi professora de Língua Portuguesa no IFRN -Campus Santa Cruz das turmas de Refrigeração e Informática em 2009 e 2010. “Este livro é parte de minha dissertação de mestrado e representou uma experiência inesquecível como linguista diante das práticas sociais com os moradores de Santa Cruz”, disse a autora, que atualmente leciona no IFRN – Campus Canguaretama.

O livro trata sobre os aspectos “ritianos”, passando pelos nomes das pessoas, comércio e outros trabalhos que carregam o nome da padroeira da cidade. “Uma estátua que estava sendo erguida em setembro de 2009 sobre o Monte Carmelo, no município de Santa Cruz, chamou imediatamente minha atenção quando fui trabalhar nessa cidade, em função de ter sido aprovada em um concurso público para professora. Naquele momento, por ser uma obra de grande expressão em uma cidade de pequeno porte, toda a atenção voltava-se para a estátua. As conversas corriqueiras estavam envolvidas direta ou indiretamente com a figura de Santa Rita de Cássia”, comenta Magda nos primeiros trechos da obra.

Fotos dos comércios com placas e artes que retratam Santa Rita, simbolizam a marca da religiosidade na cidade, que segundo a autora “o conhecimento é levado para as gerações futuras”. “Isso ocorre, principalmente, porque o cenário social em Santa Cruz é favorável para a recepção das virtudes de Rita de Cássia. […] em virtude de seus aspectos humanos, em sintonia com os sentimentos valorados por esse povo, dentre os quais se destacam: saber lidar com as dificuldades de relacionamento com pessoas do seio familiar sobremaneira, ter mais paciência para executar diversas atividades, ter esperança, ser uma pessoa íntegra, ser perseverante, ser mãe, ser casada, ser prestativa com os doentes e ser militante diante dos problemas sociais”, explica.

E-books

A obra sobre Santa Rita e Santa Cruz está entre as 40 obras lançadas, das quais 23 são impressas e 17 em formato eletrônico. Ao todo são 250 pessoas envolvidas nas produções, entre organizadores, autores e coautores.

O IFRN possui o seu próprio repositório institucional, o Memoria, onde alunos e servidores podem armazenar artigos, teses e até dissertações. 34 obras das que serão lançadas nesta quinta-feira já estão disponíveis através do repositório. Para ter acesso às versões digitais basta ir ao site www.memoria.ifrn.edu.br e buscar o livro desejado.

O livro da professora Magda Diniz se encontra no link: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/946. Uma obra que retrata vários aspectos do município, sendo mais uma fonte importante para pesquisa e registro histórico de Santa Cruz.