Socorro dos Anjos apresenta a receita para superar a crise

Um discurso rápido, mas propositivo e revigorante para a administração pública de Serra Caiada. Quantas Prefeituras conseguiram antecipar o salário de fevereiro na semana anterior ao Carnaval e ainda pagou a folha da educação? Número com certeza pequeno e que tem poucas prefeituras do Trairi na lista. Serra Caiada conseguiu fazer isso com dificuldade, o que foi expresso na leitura da Mensagem Anual na Câmara Municipal, nesta terça-feira (14).

Durante alguns minutos, Socorro dos Anjos usou o plenário da Câmara para apresentar o resumo dos quatro anos de gestão em Serra Caiada, bem como as principais metas para 2017. A gestora acredita que 2017 será um ano ainda bem mais difícil do que os anteriores. “O ano de 2017 é um ano desafiador e assombroso no que tange a economia brasileira”, disse a prefeita, que ainda falou sobre um fato inédito e que preocupa as finanças municipais. “Pela primeira vez na história do FUNDEB de Serra Caiada, os recursos da educação não estão sendo suficientes para fechar a folha. Necessitando que mensalmente a prefeitura retire do sofrido FPM o valor de R$ 135 mil reais mensal para cobrir a folha da educação”, revelou.

Mas ao mesmo tempo que a preocupação toma conta da administração, novos recursos para obras importantes estão a caminho. Entre as aquisições tem uma nova ambulância para o Hospital Maternidade Dona Teca e um baú frigorífico para transporte da merenda escolar.

Recursos que estão sendo adquiridos por várias esferas públicas devem pavimentar as comunidades dos Macacos, Lagoa das Figuras, Lagoa Limpa, Sitio Fernandes e Cacimba de Baixo. No perímetro urbano, a pavimentação das três últimas ruas do Conjunto Alto do Céu, além do bairro Mirante da Serra. Junto a todo esse projeto tem recursos para saneamento básico, que serão oriundos da FUNASA. No Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Prefeitura de Serra Caiada pretende adquirir três novos tratores e implementos.

Além de tudo isso, a construção do Mirante da Serra, na pedra mais antiga da América Latina, foi a grande notícia da noite, com recursos empenhados pelo Deputado Fabio Faria (PSD) e Senador José Agripino (DEM). O projeto será o segundo implementado pelo poder público na região Trairi para atrair incentivos turísticos, além de incrementar a rota entre o litoral e o sertão, que já conta com a estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

“Temos que aprender a viver todos como irmão ou morremos todos loucos na nossa própria solidão. Não importa a cor de nossa pele, raça ou religião, quando o que nos une for mais forte, pois a maior força vem nosso coração. Viva o amor por nossa terra”, finalizou a prefeita em sua leitura.

A sessão foi presidida pelo vereador Francisco Vicente Júnior, que durante este ano de 2017 é o presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa de Serra Caiada, que enalteceu a união política para ajudar a administração de Socorro dos Anjos.

O ex-prefeito e esposo de Socorro, Faustinho Andrade, acompanhou a sessão atentamente, junto com o vice-prefeito, Wanderley Agra, além dos secretários municipais, servidores públicos e população em geral.