Tomba Farias cobra pagamento do Governo a clínicas de hemodiálise

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa, o deputado Tomba Farias (PSDB) externou preocupação com o atraso no pagamento do Governo do Estado para as clínicas de hemodiálise conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o parlamentar, os recursos federais já foram repassados ao Executivo Estadual e aguardam apenas o pagamento às clínicas.

“Faço um apelo ao Governo do Estado para regularizar o pagamento e não deixar essas clínicas pararem de prestar atendimentos aos pacientes renais. Estamos falando de vidas que não podem esperar”, disse Tomba.

Segundo Tomba, o repasse a algumas clínicas já chega a três meses de atraso e há a previsão para que o pagamento seja feito ainda nesta terça-feira. “Disseram que seria na sexta passada, depois passou para a segunda e agora informam que o pagamento será hoje. Vamos aguardar e torcer para que de fato a situação seja regularizada”, falou ele.

Ainda em pronunciamento, o deputado Tomba também lamentou o déficit de cirurgias no Rio Grande do Norte e cobrou informações acerca dessa demanda reprimida. “Precisamos que os secretários nos tragam esses dados para que a Casa Legislativa fique ciente, cobre da bancada federal e possa assim ajudar ao Estado. Tomei conhecimento que já são cerca de 15 mil pessoas na fila por cirurgias”, concluiu.

Em aparte, o deputado Getúlio Rego (DEM) lembrou a audiência pública que propôs para discutir o assunto. “O objetivo do debate é justamente buscar contabilizar as demandas reprimidas na saúde em todo o Estado – sejam procedimentos de urgência ou eletivos em todas as áreas”, explicou Getúlio.