Pular para o conteúdo

UFRN apresenta proposta para rede estadual de acesso à internet

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) apresentaram na manhã desta segunda-feira, 31, ao Governo do Estado, a proposta para implantação de uma rede estadual de acesso à internet com alta velocidade.

Denominada Veredas Novas no RN, a infovia está dentro das ações do Programa Nordeste Conectado, capitaneado pelo Ministério da Educação e lançado no mês passado, em Recife, englobando de imediato sete estados da região. A ideia para o Rio Grande do Norte prevê a utilização da Rede Chesf de cabeamento existente no estado e abrange as cidades de Mossoró, Assú, Currais Novos e Santa Cruz.

A proposta construída pelo grupo de trabalho foi apresentada pelo coordenador do Ponto de Apoio (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa no RN, Sergio Vianna Fialho, ao governador Robinson Faria e à reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, durante reunião na Governadoria, e traz a perspectiva de que a rede para acesso chegue também a Caicó, Ceará-Mirim, João Câmara e Pau dos Ferros, em um valor estimado de 16 milhões de reais.

Durante o momento, a reitora realçou a importância da infovia ao afirmar que o estado está atrasado em relação aos estados do Ceará e Pernambuco. “A rede de acesso com alta velocidade é uma ferramenta para suprir uma deficiência de infra-estrutura no interior e facilita ações de suporte educacional. Acredito também que até a instalação de empresas tenha um componente facilitador”, disse.

Na explanação, estiveram presentes à secretária-chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, o secretário extraordinário de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ivan Lopes Júnior, e o vice-reitor José Daniel Diniz Melo.

Marcações:

Deixe uma resposta