UFRN apresenta proposta para rede estadual de acesso à internet

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) apresentaram na manhã desta segunda-feira, 31, ao Governo do Estado, a proposta para implantação de uma rede estadual de acesso à internet com alta velocidade.

Denominada Veredas Novas no RN, a infovia está dentro das ações do Programa Nordeste Conectado, capitaneado pelo Ministério da Educação e lançado no mês passado, em Recife, englobando de imediato sete estados da região. A ideia para o Rio Grande do Norte prevê a utilização da Rede Chesf de cabeamento existente no estado e abrange as cidades de Mossoró, Assú, Currais Novos e Santa Cruz.

A proposta construída pelo grupo de trabalho foi apresentada pelo coordenador do Ponto de Apoio (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa no RN, Sergio Vianna Fialho, ao governador Robinson Faria e à reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, durante reunião na Governadoria, e traz a perspectiva de que a rede para acesso chegue também a Caicó, Ceará-Mirim, João Câmara e Pau dos Ferros, em um valor estimado de 16 milhões de reais.

Durante o momento, a reitora realçou a importância da infovia ao afirmar que o estado está atrasado em relação aos estados do Ceará e Pernambuco. “A rede de acesso com alta velocidade é uma ferramenta para suprir uma deficiência de infra-estrutura no interior e facilita ações de suporte educacional. Acredito também que até a instalação de empresas tenha um componente facilitador”, disse.

Na explanação, estiveram presentes à secretária-chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, o secretário extraordinário de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ivan Lopes Júnior, e o vice-reitor José Daniel Diniz Melo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoverno do Estado entrega veículos ao Idiarn
Artigo seguinteEscola Agrícola recebe inscrições para cursos técnicos até esta quarta-feira (02)
Wallace Maxsuel de Azevedo, 31 anos, graduado em Jornalismo pela Universidade Potiguar (UnP), atua na comunicação desde 2006. Além dos veículos de imprensa também foi diretor de órgãos públicos e Secretário Municipal. Integrante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Santa Cruz, e membro dedicado da comunicação Católica no RN. Criou o Blog do Wallace em junho de 2009, possibilitando para a região do Trairi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Fotógrafo amador, flamenguista e casado.