O blog pesquisou e encontrou informações sobre a formação das comissões permanentes da Câmara Municipal de Santa Cruz, no primeiro biênio, durante a presidência do vereador Marco Celito (PSDB).
Em 9 de fevereiro 2021, os vereadores se reuniram para uma sessão extraordinária e formalizaram as comissões. Inclusive, uma publicação nas redes sociais prova a realização dessa sessão, que aconteceu na manhã daquele dia, numa terça-feira.
Porém, ao procurar mais informações, ata ou registros oficiais, o blog descobriu que não existem. O que seria uma grande falha do ponto de vista legal dos trabalhos do legislativo. Mas as comissões são citadas e informadas na ata da primeira sessão ordinária, que aconteceu em 23 de fevereiro, entitulada como início dos trabalhos legislativo.
De modo estranho, o vereador Marco Celito, que comandou o mesmo processo em 2021, com apoio de todos os vereadores, exceto Fábio Dias, que estava licenciado para assumir a direção do SAAE, se posicionou contra o mesmo método.
Conseguimos um print do grupo de WhatsApp da Câmara Municipal, que tinha um aviso em 05 de fevereiro de 2021, com o convite do presidente para reunião de formação das comissões, fato que só deveria acontecer em sessão ordinária, confirme críticas no plenário, nesta sexta-feira (03), o que mudou totalmente agora em 2023.
O aviso para a extraordinária era: “Na próxima terça-feira, dia 09 de fevereiro, às 08:30h, o presidente Marco Celito, convida vossas senhorias para participar da reunião que determinará as comissões parlamentares, como também da sessão de fotos oficiais, portanto é interessante a vestimenta adequada para essas fotos oficiais.”
A ata das sessões, a qual o blog teve acesso, mostra que as comissões foram compostas e informadas na primeira sessão ordinária.
A Mesa Diretora justificou que o pedido de urgência, agora em 2023, para aprovação do Piso do Magistério e outros projetos necessitam de celeridade para formação das comissões, assim garantir os reajustes aos servidores ainda neste mês de fevereiro.