Começou a campanha eleitoral 2024, e nas eleições proporcionais, que elegem as vagas para o poder legislativo, a Câmara Municipal, serão 13 cadeiras disputadas ao longo das próximas semanas. Ao todo são 56 candidatos, distribuídos em três partidos e duas federações, sendo elas:
- Partido Liberal (PL), partido do bloco governista, que tem filiada a candidata Fernanda Costa;
- Podemos (PODE), partido do bloco governista, que tem filiado o candidato a vice-prefeito de Fernanda, Francisco Nogueira;
- MDB, partido da oposição, que tem filiada a candidata da oposição, Aninha de Cleide;
- Federação PSOL REDE, que formam um bloco independente de candidatos a vereador e sem lançar candidato a prefeito;
- Federação Brasil da Esperança – Fe Brasil (PT/PCdoB/PV), que lança um bloco de candidatos a vereador, ligados a oposição, mas tem Aninha de Cleide como candidata a prefeita.
As eleições para vereador funcionam através de cada partido/federação conquistar o maior número de votos para obter as vagas na Câmara. Após o total de votos válidos, é feito o cálculo do quociente eleitoral, que define quantos votos cada partido precisa para ter uma vaga. Após uma sequência de cálculos temos então a distribuição das vagas.
A votação para vereador sempre é muito disputada em Santa Cruz, principalmente no fechamento das últimas vagas. Geralmente, as três últimas vagas são bem disputadas a cada eleição e a cada totalização acontece uma alternância entre os detentores da vaga.
Confira a lista dos candidatos: