Pular para o conteúdo

Dia Mundial do Glaucoma: Especialista do Huol fala sobre a doença, tratamento e prevenção

Nesta terça-feira, dia 12 de março, é celebrado o “Dia Mundial do Glaucoma”, uma data importante que visa conscientizar sobre este problema que atinge 900 mil pessoas por ano em todo o Brasil. Para esse tema, a médica oftalmologista, Ana Helena Bezerra, do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, fala sobre a doença, tratamento e medidas de prevenção.

De acordo com a especialista, o glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva, que não tem cura e que atinge 2 a 4% da população acima de 40 anos, e tem a hipertensão ocular como principal fator de risco para o seu desenvolvimento. “É a segunda causa de cegueira no mundo e a 1ª causa de cegueira irreversível”, alerta a médica.

Ela explica que não há prevenção efetiva. “Fala-se em prevenção associada ao diagnóstico precoce da doença. Por isso as consultas anuais, principalmente após os 40 anos devem ser incentivadas e realizadas, especialmente nas pessoas que tem história da doença na família”, justifica.

Ela orienta que o tratamento deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico da doença. “Em geral é iniciado com colírios – drogas hipotensoras. Outros tratamentos usados são cirurgias, estas últimas destinadas aos casos mais graves cujo tratamento clínico não obteve bons resultados. Seu objetivo é o controle da neuropatia óptica através da redução da pressão ocular”, explica.

Atendimento no Huol-UFRN

O Huol/Ebserh oferece acompanhamento clínico e algumas modalidades de tratamento cirúrgico e a laser, pelo SUS.

Deixe uma resposta