O curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) promove evento com objetivo de discutir os avanços científicos relacionados ao contexto social da família. A ação, intitulada 1° Conferência de socialização familiar e desenvolvimento psicológico e social de crianças e adolescentes, acontece nesta quarta-feira, 21, a partir das 14h, no auditório da Facisa. Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente acessando o Sigaa.
Com a temática La investigación sobre familia y bienestar de los hijos: nuevos avances científicos, o evento conta com a participação de Óscar Garcia, professor do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Universidade de Valência, na Espanha. A ação é destinada à comunidade acadêmica da Facisa e aberta a docentes e graduandos de qualquer instituição de ensino superior.
Pablo Queiroz, docente do curso de Psicologia da Facisa e coordenador do evento, esclarece que a ideia da ação surgiu da parceria com Óscar Garcia e Fernando Garcia, professores da Universidade de Valência. “Fui convidado a apresentar uma conferência ligada a temáticas relacionadas à família e à sociedade digital e, a partir dessa experiência, observamos que havia a possibilidade de o professor Óscar vir ao Brasil e apresentar essa conferência como forma de permitir essa troca de experiências e conhecimentos”, destaca.
Durante o evento, as pesquisas apontam, por exemplo, quais famílias usam mais as punições físicas e quais usam mais os castigos verbais. As pesquisas buscam também relacionar indicadores de desenvolvimento psicológico e social com questões relacionadas a autoestima e autoconceito. De acordo com o professor Pablo Queiroz, essa conferência se torna importante porque pode ser aplicada em diferentes âmbitos da área da Psicologia, nos aspectos clínicos ou em outros campos.
“Acredito que essa conferência proporciona um benefício para todos os participantes, visto que a nossa expectativa é para que esse conhecimento possa transformar as práticas em diferentes níveis. A partir do nosso debate, as pessoas podem ver que essa ação é importante tanto para o contexto profissional como o do pensamento, na posição de pessoa que está inserida numa família e que pode refletir os efeitos dessa ações”, explica o professor Pablo Queiroz.
O docente ainda pontua que o evento é uma maneira de fortalecer a internacionalização na UFRN, consolidando as publicações e as parcerias internacionais. “Além dessas participações, levamos também em consideração a relação do desenvolvimento da Psicologia com a área da saúde como forma de levantar as bandeiras dessas formas de socialização familiar relacionada à saúde mental”, complementa.
Por Ana Paula Nóbrega de Agecom/UFRN