A palavra que define o grupo que se tornará oposição em poucas horas, em Santa Cruz, é união. Os vereadores eleitos pelo PL e Podemos demonstraram uma coesão e união sem precedentes entre parlamentares após uma eleição municipal.
Se no passado houve grupos como o quadriênio de 2005-2008 e o famoso G5 de 2013-2016, o grupo formado para o período de 2025-2028 tem adotado um discurso pautado na ponderação e na responsabilidade.
O atual presidente Fábio Dias (PL) acredita que será uma nova experiência para o grupo de Tomba, que encontrará um novo cenário político nos próximos anos. “O povo foi soberano em sua decisão, e nós acolhemos os resultados das urnas. No entanto, essas urnas também elegeram nove vereadores que permanecerão comprometidos com Santa Cruz, independentemente de quem esteja na Prefeitura”, afirmou Fábio.
O vereador encerra seu segundo mandato como presidente da Câmara e destaca que o diálogo é o principal caminho na política. “Já ganhei e já perdi na política; independentemente disso, sempre estive aberto à conversa. Ninguém precisa ser inimigo; podemos discordar e continuar dialogando e convivendo. A democracia não se constrói com ódio.” Fábio acrescentou que esse será o perfil para os próximos anos e, ao contrário do que muitos pensam, “os nove” não têm a intenção de buscar “vingança”. “Tem gente achando que vamos passar quatro anos barrando tudo do [Poder] Executivo. Jamais! Vamos votar conforme o que for melhor para a cidade. Se a Prefeita estiver fazendo bem ao povo, não nos oporemos. Seremos uma oposição responsável. Quem pensa que vamos ‘vingar’ os resultados das urnas no plenário da Câmara está enganado. Somos republicanos!”, disse o presidente.
Sobre a definição das chapas, Fábio afirmou que foi um processo tranquilo. “O grupo estava empenhado em se unir, sempre pensando em Santa Cruz em todas as nossas decisões. Algumas pessoas dizem que vão acompanhar nosso trabalho e vigiar nossas ações. Pois saibam que seremos vigilantes e atentos para garantir que Santa Cruz continue no caminho do desenvolvimento. Seremos as vozes do povo na Câmara. Nove vereadores preocupados e dedicados a fazer o melhor pela sua cidade, independentemente de quem ocupe a cadeira da prefeitura”, finalizou.
Fábio é candidato à presidência do segundo biênio e poderá completar três mandatos como presidente da Câmara Municipal. Durante seu atual mandato, que se encerra hoje (31), ele promoveu uma revolução nos investimentos na qualidade do serviço legislativo, com a implantação do painel digital, o sistema de tramitação legislativa do SAPL, um sistema próprio de transmissão das sessões para redes sociais e melhorias no sistema de som. Esses investimentos inovaram e aprimoraram o funcionamento da Câmara Municipal de Santa Cruz, que se destaca como uma referência no Rio Grande do Norte.