A Festa do Sabugo 2023, realizada em Parnamirim, entre os dias 20 e 26 de agosto, foi bem avaliada pelas pessoas que participaram e teve um impacto positivo nos negócios da região. Cerca de 95% das pessoas que prestigiaram o evento deste ano pretendem voltar no próximo ano, de acordo com levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). A média geral de avaliação do evento foi de 9,22, de um total de 10 pontos.
Os dados foram apresentados pelo presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, e pelo diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber, ao prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, em reunião na manhã desta terça-feira (5), no auditório da Prefeitura Municipal de Parnamirim. Também estiveram presentes os secretários do Gabinete Civil, Homero Grec; de Turismo, Jarbas Filho; e de Segurança; Marcondes Pinheiro.
Para o presidente da Fecomércio RN, as pesquisas são fundamentais para planejar melhorias. “A maioria das pessoas participou da festa por causa das atrações musicais, então esses dados também servem para justificar o investimento da Prefeitura. Assim, além de trazer alegria para a população, o evento movimentou mais de R$ 55 milhões, dando oportunidade também aos empreendedores e ambulantes”, ressaltou Marcelo Queiroz.
As duas pesquisas do Instituto Fecomércio RN foram desenvolvidas no período de 20 a 27 de agosto. Para mapear o comportamento dos participantes do evento e a percepção dos empresários da região, a equipe do IFC entrevistou um total de 504 pessoas que participaram da Festa do Sabugo, além de 204 empreendedores formais e informais. O estudo tem margem de erro aproximada de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Quase 95% dos participantes pretendem voltar na próxima edição
A maior parte do público da Festa do Sabugo 2023 é do sexo masculino (54,6%), tem de 35 a 44 anos de idade (31,3%), concluiu o ensino médio (55,2%) e tem renda de 2 a 5 salários-mínimos (49,2%). A pesquisa também concluiu que a maioria das pessoas que participaram do evento mora em Parnamirim (63,9%), enquanto 36,1% eram turistas ou visitantes – revelando que a festa tem grande apelo em outros municípios do RN, como Natal (21%) e São José do Mipibu (3,4%).
Além de prestigiar as apresentações musicais (85,9%), muitas pessoas que participaram da Festa do Sabugo visitaram o comércio local (27%), movimentando a economia do município. “Para cada R$ 1 investido na festa, cerca de R$ 15,20 foram injetados na economia. Se compararmos com o último carnaval da cidade, que movimentou 66 milhões de reais, podemos dizer que a Festa do Sabugo se tornou um segundo carnaval para Parnamirim”, explicou o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber.
No geral, o evento foi bem avaliado pelo público e a grande maioria dos participantes (94,8%) expressou uma forte intenção de retornar ao evento no próximo ano. Os aspectos com a maior quantidade de avaliações “ótimas” foram as atrações musicais (67,3%), a divulgação da festa (57,9%), a segurança do evento (55,2%) e a organização das atividades (51,4%). De zero a 10, as pessoas que participaram da Festa do Sabugo 2023 avaliaram o evento com a nota 9,22.
Mais de 80% dos negócios tiveram vendas iguais ou melhores
A maior parte dos negócios ouvidos pelo Instituto Fecomércio RN são MEI (55,9%) e Microempresas (23,5%). De acordo com a pesquisa, eles consideram que o movimento gerado pela Festa do Sabugo foi bom (43,1%) ou muito bom (25,5%), beneficiando os negócios do município. Para 56,9% dos empreendedores entrevistados, o valor faturado neste ano superou o do ano passado; para 24% as vendas foram iguais ao ano anterior; e para 19,1% foram inferiores a 2022.
Com o objetivo de atrair consumidores durante o evento, os estabelecimentos adotaram principalmente estratégias de divulgação (57,4%); preços baixos/promoções (21,1%); e atendimento personalizado (10,3%). Além disso, de acordo com os entrevistados, a organização do evento precisa investir em melhorias voltadas para trânsito, mobilidade e sinalização (22,5%); infraestrutura (21,6%); aumentar a divulgação (17,6%); estacionamentos (16,2%); entre outros.
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