O ex-prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves, faleceu neste sábado (14), aos 61 anos. Ele lutava contra o câncer há alguns anos, mas continuava ativamente nos bastidores da política da região do Trairi.
Na sua história, além das marcas pessoais, Alessandru conquistou números históricos em Campo Redondo, sendo o primeiro prefeito a conquistar a reeleição e ainda eleger um sucessor. O seu mandato como prefeito de Campo Redondo trouxe inovação para o município, ficando marcado na história recente.
Alessandru se somou a uma galeria de prefeitos na Família Alves, que conquistou muitas vitórias em Campo Redondo, Sítio Novo e Tangará. Participou da articulação política de várias campanhas eleitorais, e era uma pessoa muito culta e inteligente.
Além das vitórias em 2012, 2016 e 2020, nas eleições municipais de Campo Redondo, Alessandru foi candidato a deputado federal pelo Solidariedade, em 2022, conquistando 4.467 votos pelo RN. Era muito conhecido no meio político e uma das grandes lideranças políticas do Trairi.
Do blog, deixamos nossos votos de pesar aos familiares e amigos.
Sobre Alessandru Alves, por Whashington Rodrigues
Alessandru Emmanuel Pinheiro e Alves foi o primeiro filho da professora Ana Maria Pinheiro e Alves e do juiz de Direito (in memoriam) Manoel Alves Irmão. Ele fez o primário e o ginásio em Tangará e o científico (atual ensino médio) no colégio Marista, em Natal. Foi seminarista entre 1978 e 1981 do Seminário São Pedro, em Natal. Formou-se em Administração de Empresas na Faculdade UNIPEC (atual UNP) em 1987. No mesmo período cursou e se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. É advogado desde 1988 pela Seccional do RN.
Entrou na Assembleia Legislativa do RN em 1985, onde exerceu vários cargos comissionados. Em 1989 participou do grupo de Assessores Jurídicos que ajudou aos Deputados na elaboração da Constituição Estadual de 1989.O presidente da Assembleia era o Deputado Vivaldo Costa e o Presidente da Constituinte, o Deputado Arnóbio Abreu.
Em 09 de janeiro de 1990, foi nomeado o mais novo Procurador da Assembleia Legislativa, com apenas 26 anos de idade. Ocupou várias chefias da procuradoria e, como Procurador Geral Substituto, exerceu por seis meses o cargo de Procurador Geral da Assembleia no período de licença do Dr. Chagas Rocha.
Foi assessor da Mesa Diretora da Assembleia e do Plenário até a licença eleitoral de 2012. Militou na política desde 1992, quando seu irmão foi candidato e elegeu-se o mais votado vereador na cidade de Tangará.
Licenciou-se do cargo para ser candidato a prefeito de Campo Redondo no ano de 2012, sendo eleito com 916 votos de maioria para o mandato de 2013/2016. Quebrando uma tradição da cidade, que nunca tinha reeleito um prefeito, aceitou o desafio e foi reeleito com 61,89% dos votos (1572 votos de maioria).
Em 2020, fez o sucessor nas eleições.
Atualmente trabalhando na Assembleia Legislativa, ele era o chefe do Gabinete do Deputado Estadual Vivaldo Costa.