Pular para o conteúdo

Santa Cruz é uma das cidades para observação do eclipse; Santuário de Santa Rita é o melhor local

O Santuário de Santa Rita de Cássia será um dos pontos de encontro para observação do eclipse anular do sol neste sábado (14). Em conversa com o professor Jardel Bonfim, do IFRN Santa Cruz, o blog falou sobre esse fenômeno astronômico na cidade. Santa Cruz é um dos melhores locais pra observação, mas infelizmente não teremos nenhuma ação para observação [no Campus IFRN], pois estamos com mais de metade do curso participando de um congresso em João Pessoa/PB”, disse o professor.

De acordo com ele, o Santuário de Santa Rita de Cássia é um dos melhores lugares para observação do eclipse. “A estátua de Santa Rita vai fornecer a melhor vista da região para o eclipse. Entre 15h e 17h vai ser possível observar o eclipse desde o início até o seu final”, destacou Jardel.

Jardel é mestre em ensino e atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Física, no Campus IFRN Santa Cruz, e falou da importância de um eclipse dessa magnitude. “Esse eclipse anular é uma oportunidade única pois só teremos outro depois de mais de 120 anos”, finalizou.

CUIDADOS PARA OBSERVAÇÃO

Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

O filtro recomendado é o de soldador, de número 14 ou acima. Abaixo disso pode causar danos irreversíveis na retina.

Deixe uma resposta