Depois de Santa Cruz, o município de Serra Caiada será o próximo a receber recursos do Ministério do Turismo para construção de um equipamento turísticos que fomentará mais ainda as atividades na pedra mais antiga das Américas.
A prefeita Socorro dos Anjos (PSD) anunciou o empenho de emendas parlamentares do senador José Agripino (DEM) e do deputado federal Fábio Faria (PSD), que serão destinadas para a construção de um terminal turístico no alto da serra, além de todo um complexo que será o mais novo atrativo da região Trairi, somando ao roteiro de Santa Cruz, com o Santuário de Santa Rita. O projeto é conhecido como Mirante da Serra, e foi uma das promessas de campanha da reeleição de Socorro.
O anúncio de Socorro, durante a leitura da Mensagem Anual do executivo, fez a platéia vibrar com a possibilidade de mais um atrativo turístico para Serra Caiada.
A SERRA CAIADA
A formação rochosa que chama atenção de vários amantes dos esportes de aventura e escalada é datada com 3,4 bilhões de anos, faz parte da Era Arqueozóica do período Pré- Cambriano. Com aspecto de pinceladas de cal, a formação rochosa é a maior inspiração e patrimônio natural da cidade, que carrega seu nome: Serra Caiada.
A Terra possui 4,5 bilhões de ano, e Serra Caiada só perde para a Groelândia, África, Canadá e Austrália, que têm entre 3,8 e 3,9 bilhões de anos. Na Europa e Ásia a maioria das formações tem entre 2 e 2,5 bilhões de anos.
Essa rocha possui formação cristalina com 285m de altura, 10 km de profundidade e 3.000 km².