Um grupo formado pelos vereadores Erivan Justino (PSDB), Tarcísio das Horteiras (PSDB), Marco Celito (PSDB), Lucicláudio Bezerra (PCdoB) e o presidente do legislativo, o vereador Fábio Dias (PSDB), visitou algumas das unidades do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Santa Cruz (SAAE), junto com o diretor da autarquia municipal, Cristiano Dias, que apresentou todo o funcionamento do sistema de abastecimento e esgoto da cidade.
A visita começou pela estação de bombeamento, onde os vereadores conheceram os poços artesianos existentes, o sistema de registro de vazão adutora – que no exato momento da visita estava em 264 m³/h – que chega na estação, as bombas instaladas para abastecimento dos quatro setores da cidade, e a sala de operação das bombas. Após a estação de bombeamento, os vereadores foram conhecer as lagoas de estabilização, para onde todo o esgoto da zona urbana é direcionado.
Atualmente são cinco lagoas de estabilização, que após o bombeamento do esgoto pelas elevatórias em vários setores da cidade, chegam até a primeira lagoa, a mais alta, e a sangria de cada uma deposita os efluentes nas lagoas seguintes. Após a última lagoa, os efluentes são jogados no Rio Trairi.
O diretor Cristiano Dias apresentou aos vereadores algumas demandas que o SAAE tem diante do abastecimento d’água. “Se a CAERN mandasse mais água, todos estes sistemas de bomba seriam ligados. Nós poderíamos abastecer tranquilamente até três setores de uma só vez e o sistema de rodízio nos setores cairia para seis dias. Mas sem água não podemos ligar outras bombas, não temos uma vazão suficiente para isso”, explicou.
Nas lagoas de estabilização, os vereadores reforçaram a necessidade de projetos para Santa Cruz fazer reuso dos efluentes que saem do sistema, como já acontece em vários outros projetos de sucesso pelo mundo. “Essa destinação do esgoto é parte importante para o cuidado com o meio ambiente. Mas precisamos olhar para o Marco do Saneamento Básico e buscar as soluções mais adequadas para a nossa cidade”, analisou o vereador Erivan Justino.
O presidente Fábio Dias se comprometeu de buscar uma nova data para os vereadores conhecerem outros setores do SAAE, como as estações elevatórias do esgoto e os reservatórios operacionais. “Essas visitas ajudam a Câmara Municipal a conhecer a realidade e atuar com propriedade sobre as questões do abastecimento e do sistema de esgoto da cidade”, comentou.
A proposta da visita foi sugerida na última sessão ordinária, na terça-feira, dia 28 de março, após debates sobre o abastecimento d’água na cidade, e uma visita realizada pelo Presidente Fábio Dias ao SAAE de São Gonçalo do Amarante.