O combate ao mosquito Aedes aegypti em Santa Cruz ganhará um importante reforço. A partir da próxima segunda-feira (18) o carro fumacê passará a circular nas ruas da cidade. A informação foi confirmada pela secretaria municipal de Saúde.
Os números recentes de notificações das doenças geradas pelo Aedes, dengue e chikungunya, mais o índice de infestação do mosquito registrado nesta época do ano são indicadores que permitem a utilização do carro fumacê entre as ações de enfrentamento dessa problemática.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Myllena Bulhões Ferreira, o carro fumacê é enviado pelo Estado, com o município se responsabilizando pela acomodação dos profissionais, alimentação, bem como despesas geradas pela utilização do equipamento durante 17 dias, período previsto de permanência do carro fumacê em Santa Cruz/RN. A secretária também alertou a população sobre alguns cuidados. “É extremamente importante que a população, ao perceber a aproximação do carro, abra portas e janelas das residências para que o inseticida atinja o interior dos imóveis e elimine os mosquitos, porém, inalar esse produto pode representar um certo risco para pessoas com problemas respiratórios e idosos, então, usar máscaras ajuda a prevenir possíveis consequências negativas ou, se possível, não permanecer no imóvel durante a passagem do carro fumacê”, explicou.