O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, foi eleito para a Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na tarde desta quinta-feira, 25. A eleição e a cerimônia de posse da Diretoria Executiva eleita, para a gestão de 2024 a 2025, foi realizada na sede da Andifes, em Brasília-DF.
Na carta de candidatura, a chapa única afirma que “as universidades federais e os centros federais de educação tecnológica – CEFETs são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do país, sendo referência de qualidade na educação superior e de compromisso com as políticas de inclusão social”. Nesse sentido, a Andifes atua como espaço de debates, para a promoção de cooperações e para articulação interinstitucional, visando à construção de soluções para as instituições.
O reitor Daniel Diniz explicou que a Andifes tem atuado de forma propositiva e colaborativa junto a representantes do Governo Federal, Congresso Nacional, Poder Judiciário, além de organizações da sociedade civil. Para tanto, o gestor pretende intensificar a articulação em benefício das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
A eleição se deu por unanimidade, sem votos brancos ou nulos. Além de Diniz, na Presidência, a nova gestão da Andifes será composta pelos vice-presidentes: reitor José Geraldo Ticianeli (UFRR), reitor Luciano Schuch (UFSM), reitora Roselma Lucchese (UFCat) e a reitora Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG). Houve ainda a aprovação de novos coordenadores e vice-coordenadores do diretório nacional.