Aplicativo de caronas solidárias da UFRN registra mil downloads em uma semana

Foto Wallacy Medeiros

Matéria de Marina Gadelha/ASCOM – Reitoria/UFRN

Recém-lançado pela Superintendência de Informática (Sinfo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o aplicativo de caronas solidárias Vemcar já conta com mil downloads desde que foi disponibilizado para dispositivos Android na última sexta-feira, 31. Voltado à comunidade universitária, o Vemcar pode ser acessado exclusivamente por servidores e alunos com vínculo ativo na instituição, os quais podem oferecer ou solicitar caronas que tenham o campus como ponto de chegada ou partida.

Representantes da Sinfo apresentaram o aplicativo nesta quinta-feira, 06, à reitora Angela Maria Paiva Cruz, que parabenizou e agradeceu à equipe responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. “Essa iniciativa inteligente e econômica dará importante contribuição para melhorar a mobilidade no campus. Em função das dificuldades na oferta de transporte público de massa, a universidade convive com o crescimento do uso de transporte individual, mas por esse aplicativo poderá ter menos transtornos por adotar a carona amiga”, declarou.

Foi a partir da observação dos problemas de mobilidade urbana que o aluno do curso de Engenharia de Software da UFRN, Thiago de Lima Andrade, idealizou o projeto do Vemcar. O incentivo começou em sala de aula, na disciplina de Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphone, em que o professor Gibeon Soares de Aquino Júnior lançou aos alunos o desafio de criar soluções em TI que facilitassem a vida da comunidade universitária. Entre todos os protótipos, o de Thiago Andrade foi escolhido para ser desenvolvido pela Sinfo, onde o estudante fez estágio para participar do processo.

“Essa experiência foi enriquecedora para a minha carreira, pois a partir do contato com a equipe da Sinfo eu me descobri na área de desenvolvimento mobile. Além disso, sinto-me realizado por experimentar a entrega real de um aplicativo aos usuários. Antes era tudo apenas teoria, agora as pessoas estão usando de verdade”, compartilhou o universitário que atualmente elabora o trabalho de conclusão de curso sobre o Vemcar. O professor e diretor de sistemas da Sinfo, Gibeon Soares, destacou que pela primeira vez um projeto de um estudante é concretizado pela Sinfo, como forma de incentivar a criação de soluções inovadoras para a sociedade.

Desenvolvimento

O trabalho também foi considerado audacioso e desafiador pelos integrantes da equipe desenvolvedora, que durante o processo entrevistou a comunidade universitária para definir o nome da ferramenta e identificar os principais receios no seu uso. Como a segurança foi o problema mais levantado, foram criados recursos que ajudassem nesse sentido: termo de uso, login e senha, raio de localização, likes, entre outros. O principal diferencial, no entanto, é o uso restrito a professores, técnico-administrativos e alunos de qualquer campus da instituição, que devem realizar o login com os mesmos dados de acesso nos sistemas integrados da UFRN. “Pensamos em maneiras de garantir o máximo de proteção aos usuários, que ainda podem desistir de conceder ou pegar a carona a qualquer tempo”, ressaltou o líder da equipe, Jean Guerethes Fernandes Guedes.

No quesito funcionalidade, foram empregadas novas tecnologias e pesquisadas as principais queixas de aplicativos semelhantes para evitar que se repetissem no Vemcar, para o qual já são planejadas atualizações como mapas, rotas e disponibilidade para outros sistemas operacionais. A primeira versão recebeu nota máxima por mais da metade dos usuários que deixaram avaliações no site do Android, onde está disponível para download. “Este produto é inovador dentro do campus e ainda surge como uma oportunidade ímpar de sinergia entre academia e indústria, com uma utilidade bem diferente dos demais aplicativos que já desenvolvemos até agora”, citou Victor Jerônimo Lopes Galdino, membro da equipe desenvolvedora.

Como funciona

Após fazer o login e aceitar os termos de uso, os usuários que acessam o aplicativo pela primeira vez têm acesso a um tutorial com o passo a passo de como usar as duas abas disponíveis para solicitar ou oferecer carona. Ao selecionar uma dessas opções, é necessário informar os pontos de partida e chegada e acompanhar o filtro onde aparecem todas as caronas para, dessa forma, escolher ou associar-se às mais adequadas. Os motoristas ainda têm acesso a um mapa onde encontram as localizações dos passageiros associados ao seu trajeto.

O download do Vemcar está disponível para aparelhos do sistema operacional Android a partir da versão 4.4., acessado AQUI. Outras informações sobre o aplicativo também constam no vídeo de apresentação, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jNwnm1_ovho.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBeto Rosado anuncia posição contra a Reforma da Previdência
Artigo seguinteA greve em Santa Cruz toma proporções estaduais
Wallace Maxsuel de Azevedo, 29 anos, graduado em Jornalismo pela Universidade Potiguar (UnP), atua na comunicação desde 2006. Além dos veículos de imprensa também foi diretor de órgãos públicos e Secretário Municipal. Integrante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Santa Cruz, e membro dedicado da comunicação Católica no RN. Criou o Blog do Wallace em junho de 2009, possibilitando para a região do Trairi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Fotógrafo amador, flamenguista e casado.