Em 65 anos do Ana Bezerra, Reitora enaltece melhorias no Hospital com gestão Ebserh

Foto Assessoria de Imprensa

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) comemorou, nesta sexta-feira (3), seu 65º aniversário. Presente no evento, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, reforçou a importância do Huab para a cidade de Santa Cruz (RN) e enalteceu a parceria com a Ebserh, citando ganhos de estrutura, recursos humanos, assistência, ensino e pesquisa.

“Hoje, temos um restaurante que serve aos estudantes e usuários do hospital, um setor PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e uma unidade neonatal que funciona em semi-intensiva, para citar alguns. A área infantil neonatal tem hoje outro perfil em Natal e isso só foi possível graças à vinculação à Ebserh”, destacou Ângela Paiva. A parceria para gestão do HUAB com a Ebserh começou em agosto de 2013.

Foto Assessoria de Imprensa

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, deu destaque para outro ganho da rede de hospitais universitários federais: a troca de experiências. A cerimônia contou com a presença da superintendente do Huab, Cláudia Rubim Costa, e diversos gestores de hospitais universitários.

“Esse é um momento singular, em que pudemos reunir cinco superintendes vinculados à rede da Ebserh. Com isso, não apenas comemoramos juntos esse importante momento do HU, mas também promovemos a troca de experiência entre esses gestores”, analisou o presidente.

Quem também prestigiou o evento foi a primeira criança a nascer no hospital, hoje com 65 anos, e também chamada Ana Bezerra. A programação contou com alvorada festiva com músicas executadas pela banda Mestre João Roberto Paz e União, execução do hino nacional, missa campal e uma avaliação dos serviços oferecidos pela unidade à população, principalmente na história recente.

Abastecimento e convocações

Kleber Morais ainda ressaltou a ampliação do orçamento da Ebserh pelo Ministério da Educação, de R$ 2,9 bilhões (2016) para 3,6 bilhões (2017). A medida vai permitir o abastecimento das unidades filiadas e a convocação dos aprovados dentro do número das vagas nos concursos, até 2018. “Nossos hospitais estão todos abastecidos, alguns até abril/maio e outros até junho e julho, com verbas que já foram repassadas. Além disso, o orçamento vai permitir a contratação dos aprovados dos concursos mais antigos e os mais recentes, realizados este ano”, destacou.

Foto Assessoria de Imprensa

Melhorias

Durante as comemorações, ocorreu a doação do imóvel do Colégio Miguel Lula para a UFRN pela prefeita de Santa Cruz (RN), Fernanda Costa Bezerra, à reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz. A entrega do terreno é um ato importante para a expansão da universidade e do HU.

As comemorações contaram com a presença dos seguintes superintendes da Rede Ebserh: Sônia Barreto (Maternidade Escola Januário Cicco – Natal/RN, Stênio Gomes (Hospital Universitário Onofre Lopez – Natal/RN), Frederico Jorge Ribeiro (Hospital de Clínicas da UFPE – Recife/PE), Arnaldo Medeiros (Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB) e Homero Rodrigues (Hospital Universitário Alcides Carneiro – Campina Grande/PB).