Nova gestão em Lajes Pintadas encontra irregularidades em testes do pezinho

A nova gestão da Prefeitura Municipal de Lajes Pintadas encontrou irregularidades em testes do pezinho entre outubro e dezembro de 2020, ou seja, mais problemas deixados pela gestão anterior.

De acordo com assessoria, os testes não foram enviados e perderam as condições necessárias para atestar um resultado seguro, conforme recomendações do Lacen.

Confira a nota enviada ao blog:

Nota de Esclarecimento

Comunicamos a população em geral, principalmente as mães e recém-nascidos que utilizaram o serviço do teste do pezinho em nosso município, que houve extravio dos testes coletados no período de outubro até final de dezembro.

Os testes foram encontrados numa caixa térmica, organizados para transporte, mas abandonados na Unidade Mista de Saúde.
A nova gestão contactou o Lacen, que orientou nova coleta, pontuando motivos para tal atraso. No dia 05 de janeiro ocorreu nova coleta dos testes e, no dia seguinte (06 de janeiro), encaminhados ao Lacen – Natal/RN.

O teste do pezinho está incluído nos exames prioritários da Triagem Neonatal, cuja coleta deve ser realizada entre o 3 ao 5 dia de vida. É um exame rápido, em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar doenças genéticas e metabólicas, como: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Deficiência de biotinidase, Fibrose cística, Anemia falciforme, Hiperplasia adrenal congênita.

Prefeitura Municipal de Lajes Pintadas