Profissionais do turismo recebem capacitação

O Projeto de Dinamização do Turismo está capacitando profissionais em Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras.

A iniciativa do Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, Banco Mundial e Secretaria de Turismo, em parceria com o Senac, visa fortalecer o turismo da região e divulgar as belezas das Serras do Agreste Potiguar.

Em torno de 40 alunos estão se capacitando esta semana em Elaboração de Roteiros Turísticos e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Passa e Fica e Serra de São Bento.

Os cursos compõem o Projeto de Dinamização do Turismo dos três municípios e estão capacitando 180 profissionais. São sete cursos diferentes para nove turmas ministrados por instrutores do Senac. As aulas incluem elaboração de roteiros turísticos, técnica de guiamento em geoturismo, qualidade em serviços turísticos, boas práticas na manipulação de alimentos, controles gerenciais para a hotelaria, turismo de aventura e inglês para serviços turísticos.

Qualificação profissional do turismo

Além dos 180 profissionais do polo Agreste-Trairi, o Governo do RN está investindo pesado na capacitação e qualificação dos profissionais do turismo do Estado. Está aberto até hoje (25) o processo seletivo para participar de sete cursos presenciais nos cinco polos turísticos. São 940 vagas nas cidades de Baía Formosa, Canguaretama, Extremoz, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Areia Branca, Assú, Guamaré, Macau, Mossoró, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Currais Novos, Martins, Portalegre e Santa Cruz, mesmos locais onde serão realizadas as inscrições.

Os alunos selecionados irão aprender sobre como ser Condutor/Orientador Turístico Local, Inglês para Serviços Turísticos, Técnicas para Garçom, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Qualidade em Serviços Turísticos, Técnicas de Guiamento em Geoturismo, Culinária Regional, Marketing Digital e E-Commerce e Comercialização de Produtos Turísticos.

O processo seletivo se dará em duas etapas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa constará de inscrição presencial através de formulário de inscrição próprio e a segunda será uma entrevista presencial para verificação de atendimento dos pré-requisitos e concordância do termo de compromisso. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho de 2018 no site www.governocidadao.rn.gov.br.

Fotos: João Vital