Serra Caiada teve mutirão de atendimentos do Glaucoma

Foto Willian Weberto/Assessoria

A Prefeitura Municipal de Serra Caiada, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de atendimentos do Glaucoma, nesta segunda-feira (20), na Unidade Básica de Saúde Gercione Ribeiro de Andrade.

Foram atendidos 150 usuários, além da distribuição de medicamentos. As ações fazem parte de uma política contínua de prevenção e diagnósticos que a Secretaria de Saúde realiza em diversas especialidades médicas, garantindo assim mais qualidade de vida para a população.

Foto Willian Weberto/Assessoria
Foto Willian Weberto/Assessoria
Foto Willian Weberto/Assessoria

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença nos olhos que pode levar a cegueira, causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho. Silencioso, muitas pessoas descobrem tarde o problema, quando já perderam uma parte do campo visual. Estima-se que entre 2 e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, segundo o Conselho Brasileiro de Olftamologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.

Na maioria dos casos, o glaucoma atinge os dois olhos e a herança genética influencia no aparecimento da enfermidade. As pessoas com mais de 50 anos, histórico familiar da doença, afrodescendentes, pacientes com pressão intraocular elevada devem se submeter a um exame oftalmológico. O tratamento é feito com colírios que controlam a pressão intraocular.

Há dois tipos de glaucoma, o de ângulo aberto que é gradual, lento e assintomático e responde por 90% dos casos; já o glaucoma de ângulo fechado pode ocasionar dores de cabeça, dor no olho, auréolas de arco íris ao redor das luzes, náusea e vômitos.

Foto Willian Weberto/Assessoria
Foto Willian Weberto/Assessoria

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA:

• Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença.
• Os diabéticos e negros são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo aberto – em geral, este tipo de glaucoma não apresenta sintomas e o paciente não sente dor e perde lentamente a visão.
• Já os asiáticos têm maior tendência a desenvolverem glaucoma de ângulo fechado, forma da doença em que ocorre um rápido aumento da pressão do olho. Os sintomas podem incluir dores oculares e dores de cabeça intensas, olhos avermelhados.
• A prevalência de doenças oculares que levam ao comprometimento da visão cresce com o avanço da idade. As taxas maiores de cegueira e baixa visão são observadas com o aumento da vida média da população.
• Na população com mais de 50 anos de idade, as principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual, a mácula).