Ação de combate à sífilis é realizada pelo Huab

O Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do Hospital Universiário Ana Bezerra (HUAB) realizou nesta quarta-feira (20) mais uma ação de combate à sífilis, aberta a comunidade de Santa Cruz e municípios vizinhos. O evento aconteceu em frente a unidade, durante toda a manhã. Foram realizados diversos momentos de orientações e esclarecimentos sobre a prevenção e os cuidados no tratamento quando necessário. Houve a realização de testes rápidos para verificação de possíveis infectados.

Segundo o Ministério da Saúde a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental. O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.

A médica Vanessa Melo, infectologista do HUAB, coordenou os trabalhos de orientação e de aplicação dos testes, bem como o encaminhamento das pessoas eventualmente infectadas para o devido tratamento. A ação contou com o apoio da V URSAP e das Secretarias de Saúde da regional.

Marcações:

Deixe uma resposta


paroquia