Facisa promove seminário de psicologia perinatal

Foto: Cícero Oliveira

A psicologia perinatal atua no processo de compreensão dos fenômenos psicológicos que estão em torno do nascimento e do período após o parto. Essa área lida com a parentalidade e a perinatalidade, promovendo o acolhimento, autoconhecimento e equilíbrio emocional das mães no pós-parto. Pensando nisso, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) realiza o 1° Seminário de Psicologia Perinatal do Trairí: Cuidado materno no ciclo gravídico-puerperal.

O evento foi idealizado com o objetivo de ampliar discussões acerca do cuidado e da assistência materna e infantil às gestantes da região do Trairí no ciclo gravídico-puerperal, estágio que se inicia na gravidez e vai até o parto. Na iniciativa, são evidenciados debates referentes às necessidades das mães de áreas rurais e interioranas, as quais têm menos acesso aos cuidados de saúde mental, como afirma Sebastião Elan, professor de Psicologia e coordenador da ação.

“O acesso é bem menor até à assistência qualificada a uma gestação que seria de alto risco”, defende Sebastião. Ele explica que, mesmo com a proposta de interiorização, a assistência médica é dificultada para as mães da região e, por isso, precisam se deslocar para o município de Natal. No seminário, também se procura entender como está acontecendo o amparo e cuidado com as mães da região, juntando informações que motivem uma atuação ainda maior no local.

O puerpério, por ser o período do início do parto até a volta às condições de pré-gravidez, é o momento mais importante de ser dado o apoio à mãe, tendo em vista a vulnerabilidade acentuada da mulher nessa etapa, como aponta o professor. Nesse sentido, as intervenções são realizadas como uma forma de combater transtornos que possam ser desenvolvidos no momento de sensibilidade. “É quando o bebê nasce, que o foco sai da mãe para o filho e, por exemplo, às vezes ela não tem o apoio social, o da família, o do companheiro”, argumenta.

No evento, serão feitos debates sobre temas da psicologia perinatal, com a possibilidade de tirar dúvidas com os ministrantes. O seminário é destinado não só aos discentes e profissionais de saúde, mas também à comunidade externa. Com inscrições feitas pelo Sigaa até o dia do evento, no dia 21, a ação acontece das 7h30 às 17h, no auditório da Facisa.

A programação completa está disponível no Sigaa.

Marcações:

Deixe uma resposta


r87 500px