
Quem sou eu para julgar os outros? Ninguém. Um mero mortal, cidadão santa-cruzense, jornalista curioso…
Mas será que são espíritos obsessores, fantasmas políticos, entidades de outro mundo que estão operando nessa queda e eleição da Mesa Diretora da Câmara?
Quando procuramos os vereadores, eleitores, assessores, cabos eleitorais, babões e amigos, encontramos a mesma resposta: “Não sei quem foi”, “Quem será que fez isso?”. E assim segue o drama.
A verdade é que o grupo de oposição sabia do risco, mas, mesmo assim, quiseram fazer a eleição antecipada. Coisa de brasileiro mesmo, que acha que só acontece com o vizinho. Alguém monitorou tudo e esperou o momento certo para agir: em plena campanha eleitoral. Esperou até todas as outras mesas diretoras em outras cidades também caírem. Quem ficou por último ficou em destaque, ficou o drama.
A queda da eleição interessa ao grupo governista e até mesmo a alguns setores da oposição. Mas ninguém tem coragem de assumir. O episódio me faz lembrar as velhas publicações do Blog do Wallace, nos anos 2000, quando a gente perguntava se haveria cangapé no presidente do biênio seguinte, que era o ex-vereador Tarcísio Reinaldo. Naquele tempo, não teve. A Câmara virou uma batalha diária e muito interessante de cobrir.
Tem mais gente interessada na cadeira de Presidente? E quem é besta? Sentar na presidência da Câmara no último biênio, com a chance de reeleição, na segunda maior posição política da cidade? Só quem é besta que não quer. Quem tem a chance quer, e quer muito. Eu, se estivesse lá, queria, se tivesse chance.
Na política só cabe humildade em propaganda eleitoral, nos bastidores tem que bater na mesa, dizer o que quer. Quem fica calado Deus não ouve.
E deixa eu responder à pergunta lá de cima: Não tem fantasma não, tem gente de carne e osso querendo a cadeira.
Interessa a pessoas de dentro da oposição, interessa aos suplentes, interessa aos derrotados de 2024, interessa ao grupo da Prefeita, interessa a todos os grupos rachados/divididos/unidos da oposição ou situação. Só não tem interesse quem já morreu.
Fábio Dias, o ex-presidente eleito do referido biênio, era vitrine, e não faltou quem tivesse com pedra esperando a hora certa de atirar.
A pedra quebrou a vidraça. Temos uma nova eleição para acontecer.
Senhoras e senhores, obrigado pela atenção. Tive que fazer esse texto para acabar com esse teatro de fantasmas santa-cruzenses. Até a próxima!
