ISD abre processo seletivo para Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

O Instituto Santos Dumont (ISD) tornou público nesta segunda-feira (6/12) o edital para o processo seletivo do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD). As inscrições, que serão para ingresso no ano de 2022, podem ser feitas até o dia 17 de dezembro. Estão aptos a participar da seleção profissionais formados nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social.

O Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD foi o primeiro do Brasil habilitado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa linha de formação de especialistas. As atividades são desenvolvidas, principalmente, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), e também no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, unidades do ISD em Macaíba (RN). Diariamente, o Instituto oferece transporte gratuito aos residentes de Natal às unidades citadas.

A seleção dos(as) candidatos(as) vai acontecer em três fases. A primeira, de caráter eliminatório, consiste em uma prova teórica objetiva. A segunda, de caráter classificatório, consiste em uma prova prática e, por fim, é atribuída uma pontuação ao Currículo Lattes do(a) candidato(a). Ao todo, serão ofertadas 8 vagas, todas elas com bolsa trabalho no valor bruto de R$ 3.330,43.

Desde 2016, o ISD é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação III, nas áreas de deficiência auditiva, física e intelectual. Em 2021, o Ministério o habilitou como Centro Especializado de Reabilitação IV, para passar a atender também as demandas relativas à deficiência visual. A atuação dos residentes será centrada nas clínica de Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

O Programa de Residência do ISD agrega os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, com foco no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do acesso às diversas clínicas especializadas do ISD, o (a) residente terá oportunidade de entrar em contato com as atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos no programa de pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Para se inscrever, o (a) candidato (a) deverá acessar o site do ISD (www.institutosantosdumont.org.br), consultar o Edital do Processo Seletivo, clicando na aba “Ensino” e, em seguida, “Residência Multiprofissional”. Lá também estará disponível o formulário de inscrição.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Deixe uma resposta


paroquia