Municípios do Médio Oeste ganham base do SAMU

A região Médio Oeste contará com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com sede em Patu. O ato de pactuação com os municípios para instalação da base foi oficializado nesta quarta-feira (20) pela governadora Fátima Bezerra em solenidade com a participação do prefeito Rivelino Câmara e de outros chefes do Executivo municipal da região.

Além de Patu, a unidade do SAMU, a 19ª base no Rio Grande do Norte, terá outros 11 municípios como área de atuação, num total de 70 mil habitantes.

A equipe contará com pelo menos 10 profissionais, sendo cinco condutores e cinco técnicos trabalhando em regime de escala, que serão treinados na base do SAMU em Macaíba.

Pelo acordo estabelecido, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) garantirá a ambulância de suporte básico e a manutenção do veículo, além dos insumos – equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e treinamentos. As prefeituras são responsáveis pela escala de recursos humanos (condutores e técnicos de enfermagem).

Esta é a 42ª ambulância de todo o Rio Grande do Norte, entre as unidades de suporte básico e avançado, além do Potiguar 01 que faz o transporte aeromédico.

Acompanharam a governadora os secretários estaduais Fernando Mineiro (Segri), Alexandre Lima (Sedraf), Gustavo Coelho (Sin) e Guilherme Saldanha (Sape); os prefeitos Shirley Targino (Messias Targino), Salomão Gurgel (Janduís), Maria Helena (Olho d’Água dos Borges), Raimundo “Pezão” Pinheiro (Umarizal), Jandiara Jácome (Frutuoso Gomes); Conceição Duarte (Lucrécia); Padre Telmo; vereadores, ex-prefeitos da região.

Fotos: Raiane Miranda – Assecom/RN

Deixe uma resposta


m4net rodapé