Programação da Padroeira de Natal começa com procissão fluvial às 5h

Procissão de Nossa Senhora da Apresentação em 2018 (Foto: Wallace Azevedo)

Neste domingo, 21 de novembro, a cidade do Natal festeja a sua padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. A programação começa na madrugada, por volta das 5h, com a procissão fluvial saindo do Iate Clube e atravessando o Rio Potengi até a Pedra do Rosário. A programação ainda tem missas sendo celebradas durante o dia e a grande procissão às 15h, sendo motorizada pelas quatro zonas administrativas da cidade.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA FESTA

5h – Procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo do Iate Clube, seguindo pelo rio Potengi;

6h – Chegada da procissão fluvial à Pedra do Rosário. Em seguida, carreata com a Imagem passando por várias ruas do centro da capital;

6h15 – Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, transmitida pela Inter TV RN e portal G1RN;

7h – Chegada da carreata e missa solene, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração será transmitida pelas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação e Rádio 91.9 FM;

10h – Missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese e Rádio 91.9 FM;

15h – Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo da Catedral Metropolitana, percorrendo as quatro zonas da cidade do Natal;

15h – Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Padre Flávio Bezerra, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese;

16h – Live da Apresentação, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese;

17h – Lançamento do documentário “A Matriz de Natal”, na Catedral Metropolitana;

18h – Chegada da procissão motorizada à Catedral e missa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação/2021, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese e Rádio 91.9 FM.

NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

O título de Nossa Senhora da Apresentação surgiu de uma Tradição cristã muito antiga que narra a apresentação de Maria, feita por seus pais, Joaquim e Ana, no templo de Jerusalém. Maria tinha, então, apenas três anos de idade. A Tradição Cristã conta que, no fato em questão, a Virgem Maria, ainda criança, consagrou sua vida, seu corpo, seu coração e entregou-se totalmente a Deus, oferecendo-se para servir a Ele como Ele quisesse. Assim nasceu o título de Nossa Senhora da Apresentação: porque ela foi apresentada no Templo do Senhor.

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

Deduziram que fosse uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, por se tratar de 21 de novembro, que no calendário litúrgico da Igreja Católica, é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571. Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: “No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.

O local onde a imagem foi encontrada ganhou o nome de Pedra do Rosário, e é um dos pontos de peregrinação durante as festividades da padroeira de Natal, sendo o local de chegada da Procissão Fluvial, relembrando a chegada de Maria às margens do Rio Potengi.

A história da padroeira de Natal se confunde com a cidade, que foi fundada no mesmo dia em que sua primeira paróquia foi criada, 25 de dezembro de 1599, com a primeira missa celebrada por Padre Gaspar Moperes. Natal também foi a primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora da Apresentação no Brasil. Aquela primeira paróquia se trata da atual Antiga Catedral, na Praça André de Alburqueque, em Cidade Alta.

Atualmente, a Virgem da Apresentação é festejada na Antiga Catedral e na nova Catedral Metropolitana, sendo esta última localizada na Avenida Deodoro da Fonseca, no Tirol, sede da Arquidiocese de Natal.

Procissão de Nossa Senhora da Apresentação em 2019 (Foto: Wallace Azevedo)

Procissão de Nossa Senhora da Apresentação em 2019 (Foto: Wallace Azevedo)

Deixe uma resposta


paroquia