Santuário de Santa Rita de Cássia volta a receber devotos em suas tradicionais romarias

O santuário católico que tem a maior estátua católica do mundo voltou a receber muitas caravanas para uma das suas mais tradicionais romarias. O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, a 115 km de Natal, realizou nesta terça-feira (12) a Romaria da Gratidão, que lembra duas datas importantes: O Dia de Nossa Senhora Aparecida e a data de elevação do complexo turístico-religioso a Santuário da Arquidiocese de Natal.

A programação foi iniciada com uma procissão saindo da Igreja Matriz, no centro da cidade, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sendo conduzida até o Santuário. Mais de 50 ônibus estacionados nas imediações do complexo trouxeram as centenas de devotos, que já aguardavam aquela procissão para a Missa da Gratidão, na praça dos Romeiros, aos pés da estátua de Santa Rita.

O Padre Vicente Fernandes, reitor do Santuário, lembrou que o evento é uma retomada presencial das romarias, e evento teste para planejamento da Festa de Santa Rita 2022, pós-pandemia da Covid-19. “Estamos felizes em receber tantas caravanas neste feriado e dia de Nossa Senhora Aparecida. Aqui vivemos um dia de muita alegria e bênçãos, porque estamos reunidos depois de tanto tempo, pois somos vitoriosos por termos superado este mal da Covid-19, quando muitos já não estão aqui”, lembro o reitor do Santuário.

Com a retomada dos eventos presenciais, o Padre Vicente lembra que existe muito entusiasmo para as festividades de Santa Rita em 2022. “Nós já estamos experimentando esse momento de mais liberdade, em que os números da covid-19 estão em queda, nos alegrando pelo livramento do mal. Estamos confiantes para no próximo ano fazer uma grande festa da nossa padroeira, quando a procissão será num domingo, 22 de maio, e milhares de devotos todos juntos aqui novamente, disse o padre, que ainda lembrou das procissões antes da pandemia: “Vamos fazer como em outros anos, aquele mar de gente carregando o andor de Santa Rita, com sua imagem sendo carregada pelos devotos. Como uma ‘embarcação’ no mar de gente, cheia de fé na intercessão da Madrinha dos Sertões”.

Romaria da Gratidão

O feriado de 12 de outubro em Santa Cruz não é apenas para a Solenidade de Nossa Senhora, devotos de Santa Rita lembram da data em que a Arquidiocese de Natal elevou todo o complexo em cima do Monte Carmelo ao grau de Santuário Católico.

O decreto foi assinado em 11 de outubro de 2009, pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo, no paroquiato do Padre Aerton Sales, meses antes da conclusão das obras e sua inauguração.

Para celebrar esta data, a Paróquia-Santuário instituiu a Romaria da Gratidão para 12 de outubro, um feriado especial para comemorar a Padroeira do Brasil e a instituição do Santuário Católico, e receber as caravanas para suas visitações e orações.

Deixe uma resposta


r87 500px