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Sistema Comércio apresenta dados sobre a Festa de Santa Rita em Santa Cruz

A Casa do Empresário recebeu na noite desta segunda-feira (20) a apresentação da Pesquisa do perfil do público da Festa de Santa Rita e da percepção dos empresários sobre os festejos. Com a presença de várias instituições, empresários e autoridades civis, o evento contou com a participação do Sistema Comércio, que apresentou os dados da pesquisa pelo Diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber.

As pesquisas foram entregues à secretária municipal de Turismo, Marcela Pessoa, e ao presidente do Sindivarejo Santa Cruz, Márcio Macedo, representando uma entrega formal da Fecomércio a cidade de Santa Cruz dos resultados da ampla análise dos festejos da padroeira do povo santa-cruzense. No comparativo dos dados, a pesquisa realizada em 2017, que mostrou o crescimento da festa.

Após apresentação dos dados por Luciano Kleiber, a palavra foi facultada ao público presente, que apresentou dúvidas e fez ponderações importantes sobre o resultado. A secretária Marcela Pessoa lembrou da nota média da avaliação do público para a festa de Santa Rita, que figura entre as melhores dos eventos de grande porte, mostrando a qualidade do evento produzido em parceria com vários setores da cidade, em destaque a Paróquia de Santa Rita de Cássia, a Prefeitura Municipal e o Sebrae.

Márcio Macedo, presidente do Sindivarejo Santa Cruz, encerrou o evento com seu discurso de agradecimento, e em especial ao presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, que é um dos parceiros da Festa de Santa Rita 2022, e apoiador de várias iniciativas na cidade.

Ainda prestigiaram o evento o presidente da CDL Santa Cruz, Alex Raniere, o diretor de Educação Profissional do SENAC, Gedson Nunes, do vice-presidente do Sindivarejo, Rocha Filho, o vice-presidente da CDL Santa Cruz, Marcelino Dantas. O prefeito Ivanildinho Ferreira foi representado pelo secretário do Gabinete Civil, Paulo César de Araújo.

DADOS DA PESQUISA

O perfil geral do público é em maioria de mulheres (54,6%), com faixa etária de 35 a 59 anos (51,6%), com ensino médio (47,8%), tendo renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (56,6%), casados (54,2%) e foram com sua família para aproveitar as festividades (66,1%). Um dos dados interessantes é grande participação de visitantes e turistas, que são 72,1% do público da Festa de Santa Rita. Moradores da cidade são apenas 27,9% do público geral.

O RN representa 79,9% do estado de origem, e a média de participação do público no evento é de 2 dias, sendo 78,7% que já participaram de outras edições. O gasto médio no evento subiu em todas as categorias, os moradores disseram gastar em média R$ 62,97, visitantes (bate e volta) R$ 91,66 e turistas (pernoite) gastaram R$ 229,78. De acordo com a pesquisa, 97,8% do público pretende voltar e 98,4% recomendaria o evento, tendo o evento uma nota média de 9,45.

O QUE PRECISA MELHORAR?

Apesar dos números positivos, o público também fez recomendações importantes, o que passou principalmente pela infraestrutura da cidade, que representou 40,5%. Estacionamentos e banheiros também fizeram parte das reclamações daqueles que participaram da festa de Santa Rita, realizada entre 13 a 22 de maio.

A PESQUISA

As duas pesquisas foram realizadas pelo Instituto Fecomércio (IFC), entre os dias 17 e 22 de maio incluindo entrevistas em todos os locais da cidade. Na pesquisa do perfil dos participantes foram pesquisadas 502 pessoas de diferentes perfis e hábitos com o intuito de monitorar o comportamento dos participantes. A metodologia empregada na coleta de dados seguiu a técnica de observação direta, com entrevistas presenciais individualizadas (face a face). A amostra pesquisada permitiu calcular uma margem de erro de cerca de 3% e nível de confiança de 95%.

Na pesquisa de percepção dos empresários, o relatório corresponde ao produto final obtido de pesquisa técnica realizada com entrevista de 150 empreendedores formais dos segmentos de comércio e serviços do município. O município possui cerca de 2.003 empresas dos segmentos de comércio (1.116) e serviços (887).

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