Pular para o conteúdo

Artesãs de Lagoa de Velhos estão com minifábrica de confecções pronta para funcionar

As famosas redes de Lagoa de Velhos, distante 99 km de Natal, serão apenas um dos produtos vendidos pelo grupo de artesãs de Alto da Conceição. Com a minifábrica de confecções pronta, aguardando chegar apenas os equipamentos, elas planejam atender a oferta de todo o mercado de fardamento e datas comemorativas do município, que hoje recorre à vizinha São Paulo do Potengi. O Governo do Estado, por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, acreditou no espírito empreendedor das mulheres e investiu R$ 248 mil na ampliação da fábrica para gerar emprego e renda na região.

Os investimentos incluem a reforma e ampliação do prédio existente, fornecimento de matéria prima e, principalmente, a compra de equipamentos modernos e com tecnologias quer irão aprimorar e ampliar a produtividade das nove mulheres. Serão 10 máquinas de costura, uma de bordado e uma de sublimação, que se encontram atualmente em processo de licitação. “Estou na associação desde o começo e me orgulha muito termos chegado até aqui. É a realização de um sonho”, diz Josefa Silva, 66, que há 20 anos confecciona redes.

Além das redes, elas vão confeccionar fardamentos, bonés, jogos de toalha e de banheiro e camisetas em datas comemorativas como 7 de setembro, Carnaval, festa de padroeiro, quadrilhas juninas, entre outros. Para Francisca das Chagas, 52, presidente da associação comunitária, as mulheres irão inaugurar uma nova vida a partir de agora. “Vai ser muito prazeroso ter independência com o nosso próprio dinheiro, fruto do nosso suor”, comemora.

Fotos: João Vital

Marcações:

Deixe uma resposta