Santa Cruz comemora 145 anos de emancipação política neste sábado (11)

Foto: Adriano Neto

Aprovada pela Assembleia Provincial do RN, em 11 de dezembro de 1876, a emancipação política de Santa Cruz, que foi proposta pelo deputado Coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes, desmembrando-se de São José de Mipibu, através da lei provincial nº 777. O significado de emancipação remete para a independência política de um país, estado ou região.

Um município emancipado adquire autonomia política e social, tem poder para se autogerir, tomando decisões políticas e administrativas, com suas própria legislação local.

Neste ano de 2021, o município comemora então 145 anos de sua emancipação. A Prefeitura Municipal desenvolve uma programação desde o dia 1º de dezembro para marcar essa data tão importante da nossa história.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 11/12

Para marcar essa data, a programação começou às 5h, com a Alvorada da Banda de Música da cidade. Às 9h, no Santuário de Santa Rita de Cássia, o Padre Vicente Fernandes celebra uma Santa Missa em ação de graças pelo aniversário da cidade.

À noite, às 20h, o Prefeito Ivanildinho faz a entrega de 11 comendas para figuras importantes na história da cidade, com a temática dos 40 anos da Enchente de 1981. Após a cerimônia de entrega das comendas, terá uma seresta com Alvimar Farias e Karla Patrícia.

FERIADOS MUNICIPAIS

Em 2019, o Prefeito Ivanildinho fez a correção da data, antes comemorada em uma data equivocada. Essa medida se deu através de uma lei municipal, que estabeleceu também os feriados municipais, sendo eles: 22 de maio (Dia da Padroeira), 24 de junho (Dia de São João Batista, padroeiro do bairro do Paraíso) e 11 de dezembro (data da emancipação).

Deixe uma resposta


m4net rodapé